Donald Trump dá luz verde à entrada do Montenegro na NATO

Rússia classifica decisão como uma "provocação".

Foto
Reuters/YVES HERMAN

Donald Trump aprovou esta terça-feira a entrada do Montenegro na NATO, abrindo caminho para a adesão do pequeno país na Aliança Atlântica. A decisão não é vista com bons olhos na Rússia.

“Hoje o Presidente Donald J. Trump assinou o instrumento de ratificação do protocolo de adesão do Montenegro à Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO)”, deu conta a Casa Branca em comunicado.

A NATO é “central na garantia da paz e segurança do continente europeu”, continua o comunicado, acrescentando que a entrada do Montenegro na organização é um sinal de que “a porta da adesão da comunidade das nações euro-atlânticas continua aberta”. A Casa Branca relembra que os países dos Balcãs “são livres de escolher o seu próprio futuro e de seleccionar os seus próprios parceiros sem interferência ou intimidação externas”.

Num momento em que as relações entre Moscovo e Washington conheceram um visível deterioramento, na sequência da acção militar dos EUA contra o regime sírio de Bashar al-Assad, esta decisão foi considerada, segundo a AFP, uma “provocação” por parte do Kremlin. Moscovo tem tentado, no últimos tempos, realizar uma política cada vez mais intervencionista de maneira a alargar a sua esfera de influência à região dos Balcãs.

“O Presidente Trump congratula os montenegrinos pela sua resiliência e pelo compromisso demonstrado com os valores democráticos da NATO”, afirmou ainda a Casa Branca.

A 28 de Março, o Senado norte-americano aprovou com larga maioria a adesão do Montenegro à NATO. No total, a decisão passou com 92 votos a favor e apenas dois contra. A ratificação desta terça-feira era expectável. No entanto, e segundo as últimas sondagens, mais de metade dos 620 mil habitantes do Montenegro são contra a entrada na NATO. A oposição pró-russa exige um referendo sobre a matéria.

Esta quarta-feira, Trump vai receber na Casa Branca o secretário-geral da NATO Joens Stoltenberg. Por outro lado, a próxima cimeira da Aliança Atlântica terá lugar no próximo dia 25 de Maio, em Bruxelas, e é provável que o Presidente dos EUA marque presença.

Sugerir correcção
Comentar