Polícia espanhola investiga danos causados por estudantes portugueses

Foram apresentadas duas queixas sobre os danos provocados por estudantes portugueses durante a viagem de finalistas.

Foto
Os responsáveis do hotel apresentaram queixa DR

A polícia espanhola recebeu duas denúncias e iniciou a investigação sobre os alegados danos que centenas de estudantes portugueses causaram num hotel na costa Sul de Espanha onde as autoridades tiveram de intervir no final da semana passada.

Uma fonte oficial do comando regional de Málaga da Policía Nacional espanhola disse nesta segunda-feira à agência Lusa que tanto a administração do hotel como o operador que organizou a viagem apresentaram denúncias sobre os acontecimentos, tendo sido iniciada uma investigação.

A mesma fonte afirmou que esta investigação deve demorar alguns dias, mas acrescentou que não há qualquer prazo para terminar as diligências, visto não se tratar de um caso em que há pessoas detidas.

Uma outra fonte da polícia espanhola disse no domingo à agência EFE que um grupo de cerca de 1200 estudantes portugueses entre 14-17 anos causou estragos na ordem dos 50 mil euros nos quartos de um hotel de Torremolinos. O hotel já tinha confirmado à Lusa no sábado que grupos de mais de 800 estudantes portugueses do ensino secundário tinham sido expulsos por danos e vandalismo.

Os estudantes portugueses do ensino secundário estavam no Hotel Pueblo Camino Real durante uma viagem de finalistas. O hotel localiza-se em Los Álamos, uma zona de Torremolinos, perto de Benalmádena.

Segundo o jornal espanhol El País, os jovens foram expulsos pela direcção da estância balnear depois de terem "destruído azulejos, atirado colchões pelas janelas, esvaziado extintores nos corredores do hotel e colocaram uma televisão na banheira", entre outros danos.

Estudantes ouvidos pelo PÚBLICO dizem que os estragos foram mínimos e que surgiram num acto de "revolta" contra a gerência do hotel.

Por seu turno, o secretário de Estado das Comunidades, José Luís Carneiro, disse no sábado à Lusa que os serviços consulares já estão a acompanhar o caso e que os estudantes "encontram-se bem".

O secretário de Estado adiantou que a empresa que organizou a viagem "tinha seguro", mas o hotel em questão "entende que o seguro não é suficiente para cobrir" os danos causados.

No sábado, o responsável de uma das agências que organiza as viagens dos jovens portugueses ao Sul de Espanha negou que tenha havido desacatos e desmentiu a ordem de expulsão.

Nuno Dias, da agência "Slide in Travel", disse a vários órgãos de comunicação social portugueses que "os finalistas saíram no dia em que deviam ter saído, quando completaram as seis noites de hotel".

Milhares de estudantes portugueses do ensino secundário portugueses estão ou estiveram nos últimos dias em várias localidades do Sul de Espanha em viagens de finalistas. Benalmádena, Marina D'Or e Punta da Umbria são alguns dos destinos escolhidos.

Sugerir correcção
Comentar