Rui Cartaxo é o novo chairman do Novo Banco

Antigo presidente da REN foi confirmado como presidente do conselho de administração do Novo Banco. António Ramalho permanecerá como presidente executivo

Foto
dfc Dario Cruz

Rui Cartaxo vai assumir a presidência do conselho de administração (chairman) do Novo Banco, no âmbito da alteração dos estatutos da instituição financeira, avançou este sábado, 8 de Abril, a agência Lusa. António Ramalho mantém-se presidente executivo, anunciou a instituição financeira.

Em comunicado citado pela Lusa, o Novo Banco informou que, na sequência da deliberação do seu único accionista Fundo de Resolução, foram alterados os estatutos do banco.

"Nesta alteração de estatutos agora aprovada e proposta pelo Novo Banco a 21 de Dezembro de 2016, destaca-se, na linha das melhores práticas de governance' a alteração da estrutura de administração e fiscalização do Novo Banco, que passa a ser composta por um conselho de administração - compreendendo agora um chairman, função que será assumida por Rui Cartaxo", refere a instituição financeira.

"A comissão executiva continua a ser liderada por António Ramalho", refere, acrescentando que foram ainda aprovados como órgãos de fiscalização uma comissão de auditoria e um revisor oficial de contas.

Nascido em 1952, Rui Cartaxo era até agora consultor do conselho de administração do Banco de Portugal, tendo sido responsável pelo grupo de trabalho que fez o livro branco da regulação.

Licenciado em economia pelo ISEG, Rui Cartaxo assumiu cargos de gestão em algumas das maiores empresas portuguesas do sector das telecomunicações e energia, nas duas últimas décadas.

Foi presidente executivo da REN entre 2009 e 2014, depois de, entre outras funções, ter sido administrador executivo da Transgás, da Galp Energia, da Galp Espanha e ainda da REN.

Na área das telecomunicações, teve o cargo de administrador financeiro (CFO) da 'holding' que promoveu a fusão da Telecom Portugal, TLP e Marconi, tendo ainda coordenado o IPO [sigla inglesa para oferta pública inicial] da Portugal Telecom, a primeira operação de dispersão de capital de uma empresa portuguesa nos mercados internacionais.

Sugerir correcção
Comentar