REN compra EDP Gás por 532 milhões

Empresa liderada por Rodrigo Costa junta actividade regulada de distribuição de gás natural ao transporte de energia.

Foto
Miguel Manso

A REN anunciou nesta sexta-feira que comprou à EDP a totalidade do capital da antiga Portgás, hoje EDP Gás, por 532 milhões de euros.

A empresa de Rodrigo Costa, junta assim a actividade regulada de distribuição, que traz proveitos garantidos, à do transporte de gás natural.

“Com este investimento, a REN incorpora um ativo relevante no mercado nacional de distribuição de gás natural com potencial de crescimento, dadas as características demográficas e económicas da região de concessão”, anunciou a empresa.

A EDP Gás, anteriormente designada por Portgás, tem contrato de concessão em 29 concelhos do país, nos distritos do Porto, Braga e Viana do Castelo. A actividade de comercialização continuará a ser exercida pela EDP, ou seja, o negócio abrange apenas a infra-estrutura e deixa intacta a carteira de clientes de gás natural do grupo liderado por António Mexia.

Reforço de capital até 250 milhões 

Para realizar a operação, a REN vai recorrer a crédito e a um aumento do capital social de até 250 milhões de euros em dinheiro, “a realizar mediante oferta pública de subscrição, com respeito pelo direito de preferência dos accionistas”, esclareceu a empresa.

O capital da REN é detido maioritariamente pela empresa estatal chinesa State Grid (25%) e pela Oman Oil (15%). Entre os accionistas de referência, a EDP (controlada pela chinesa China Tree Gorges) e a Fidelidade (controlada pela chinesa Fosun) detêm 5% cada.

“Esta aquisição representa uma importante aposta para a REN, mantendo o forte compromisso com a sua operação em Portugal, em linha com a sua estratégia de desenvolvimento de negócio”, sublinhou a empresa, que registou lucros de 100 milhões de euros em 2016.

Apesar do foco em Portugal, a REN adquiriu recentemente 42% de um gasoduto no Chile por cerca de 170 milhões de euros.

A EDP Gás centra a sua actividade no desenvolvimento e exploração da rede pública de distribuição de gás natural na região litoral norte de Portugal, sendo actualmente a segunda maior distribuidora de gás natural em Portugal, com uma rede de 4.460 quilómetros, destacou a REN.

A empresa a quem compete a gestão do sistema eléctrico nacional salvaguarda ainda que “a política de dividendos vai manter-se estável e em linha com a estratégia definida”. Dadas as características do negócio, diz a REN que o “perfil de risco manter-se-á inalterado” e a sua “massa crítica de conhecimento técnico ficará reforçada”.

A EDP, que anunciou recentemente a venda da distribuidora de gás espanhola Naturgas, por 2600 milhões de euros, já tinha adiantado que a venda da Portgas estava para breve e que renderia mais de 500 milhões de euros.

Notícia actualizada com informação adicional sobre reforço de capital da REN.

Sugerir correcção
Comentar