Um InstaMeet para mostrar Alfândega da Fé

Concelho de Alfândega da Fé, em Bragança, recebe este fim-de-semana um InstaMeet. Na manhã de domingo, o encontro é aberto a todos os interessados

Foto
FilipeSoares77/Flickr

Alfândega da Fé vai estar ao rubro no Instagram durante este fim-de-semana. Tudo devido ao InstaMeet que vai juntar, neste concelho do distrito de Bragança, alguns dos mais conhecidos utilizadores portugueses.

Trata-se de um encontro de instagrammers que o município transmontano, liderado por Berta Nunes, divulgou esta quinta-feira como "uma acção de promoção e divulgação do território, que vai dar a conhecer Alfândega da Fé através do olhar criativo destes apaixonados pela fotografia mobile". 

Este encontro, que se realiza de sexta a domingo, vai documentar em imagens a relação entre o território, concretamente paisagens, pessoas e produtos locais e a arte pública contemporânea. Os instagrammers serão guiados através de diferentes cenários naturais e conhecerão diversas artes e ofícios, dedicando um dia inteiro aos usos e costumes das aldeias deste concelho do Nordeste Transmontano. Os participantes neste InstaMeet "têm milhares de seguidores e as suas publicações são, muitas das vezes, motivo de inspiração na altura de escolher um destino de viagem", indicou a autarquia.

Foto

A utilização obrigatória da hashtag #meet_alfandegadafe2017 garante que as imagens deste fim-de-semana vão ficar acessíveis a todos, o que para o município será "uma forma de comunicar e divulgar o território através de uma rede que soma já mais de 600 milhões de utilizadores". Com a realização desta iniciativa, Alfândega da Fé "pretende também desconstruir imagens pré-concebidas sobre os territórios de baixa densidade, fazendo destas novas formas de comunicação instrumento privilegiado no processo de preservação e valorização dos traços identificativos do território".

Na manhã de domingo, o encontro é aberto a todos os interessados — só têm de aparecer às 9h junto à Casa da Cultura Mestre José Rodrigues. Organizado pela Câmara Municipal de Alfândega da Fé e pelo grupo Igersporto, em parceria com a Fundação EDP e Casa de Campo das Felgueiras, este InstaMeet surge associado a um outro projecto e pretende divulgá-lo. Trata-se da primeira Aldeia da Biosfera, um projecto turístico que nasceu na despovoada Felgueiras com apenas sete habitantes, e que alia o conceito de biodiversidade ao turismo de saúde e cultural.

Sugerir correcção
Comentar