Cartão de cidadão, carta de condução e passaporte obtidos em todas as conservatórias

Medida, que entra em vigor em Junho, visa proporcionar "uma vida mais facilitada" às pessoas, indicou ministra da Justiça.

Foto
Lisboa e Lamego iniciam processo já em Abril, adiantou Van Dunem Rui Gaudencio/Publico

O cartão de cidadão, a carta de condução e o passaporte vão poder ser obtidos, em simultâneo, nas conservatórias de Registo Civil de todo o país até ao fim de Junho, informou nesta quarta-feira a ministra da Justiça.

O tratamento dos três documentos, no mesmo local, começará a ser feito em Abril, enquanto experiência-piloto, nas conservatórias de Lisboa e de Lamego.

A medida, enquadrada no Programa Simplex, que visa simplificar e modernizar os serviços públicos, não acarretará mais custos para os cidadãos, na hora de pagar os documentos.

Para a ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, trata-se de proporcionar "uma vida mais facilitada" às pessoas, facultando-lhes vários serviços no mesmo balcão de atendimento.

Francisca Van Dunem falava aos jornalistas, em Lisboa, depois de ter encerrado uma sessão sobre o plano de modernização da Justiça, o Justiça+Próxima, no âmbito do ciclo de debates do Programa Nacional de Reformas.

 

Sugerir correcção
Comentar