“Ler em todo o lado”: em Abril, Lisboa vai encher-se de livros

Lançamentos de livros, clubes de leitura e feiras de rua vão decorrer em livrarias, alfarrabistas e bibliotecas, numa iniciativa conjunta da autarquia e dos livreiros

Foto
Objectivo é promover a literatura e os hábitos de leitura dos portugueses Pexels

Abril vai ser mês de "ler em todo o lado" em Lisboa, com lançamentos de livros, clubes de leitura e feiras de rua a decorrer nas livrarias, alfarrabistas e bibliotecas, numa iniciativa conjunta da autarquia e dos livreiros. A Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL) e a Câmara Municipal de Lisboa (CML) voltam a promover a iniciativa Ler em Todo Lado, que vai percorrer "espaços e ambientes, desafiando todos os portugueses a sair à rua e participar no movimento", anunciou a APEL.

O objectivo é promover a literatura e os hábitos de leitura dos portugueses, através de actividades literárias dedicadas a todos os gostos e faixas etárias. Assim, entre os dias 1 e 30 de Abril estão previstas várias iniciativas, como lançamentos e apresentações de livros, clubes de leitura, sessões de autógrafos, leituras públicas, oficinas, exposições, intervenções artísticas, encenações, declamações, feiras de rua e horas de contos.

De acordo com o secretário-geral da APEL, Bruno Pacheco, "a iniciativa Ler em Todo o Lado já é um fenómeno". "A comprová-lo está o número cada vez maior de actividades e participantes. Em 2015 realizaram-se, ao longo do mês de Abril, 110 actividades.

Nesta edição, estimamos superar este número, com iniciativas a terem lugar em 48 livrarias e alfarrabistas e sete Bibliotecas de Lisboa", acrescentou. No programa da edição de 2017 de Ler em Todo Lado, destacam-se actividades dedicadas aos "pequenos leitores", com idades entre os cinco e os nove anos, como a "VII Noite de Encantar", que será dedicada à "Alice no País das Maravilhas" e a outros contos tradicionais que marcaram a infância de várias gerações.

Esta iniciativa para os mais pequenos decorrerá no sábado na Biblioteca de Marvila, no dia 7 na Biblioteca Camões e a 21 na Biblioteca dos Coruchéus. Teatro e concertos para bebés e sessões de leitura infantis serão, também, uma constante na agenda.

A pensar nas Férias da Páscoa e nas crianças, haverá várias oficinas com a duração de um dia, como é o caso da oficina "construção de livros", no dia 10 de Abril, na Livraria Baobá, e de "escrita criativa", a 17 de Abril, na Livraria Espaço. Nesta mesma livraria decorrerá, no dia 20 de Abril, um "clube de tricot". De 22 a 30 de Abril, a semana é dedicada aos livreiros —e à comemoração do Dia Mundial do Livro, que se celebra a 23 de abril — com as já habituais feiras de rua e exposições, entre outras actividades.

Sugerir correcção
Comentar