Portugal Ventures vai co-investir nas empresas portuguesas financiadas na Seedrs

Sociedade de capital de risco público está a trabalhar numa parceria com a plataforma luso-britânica de financiamento colectivo.

Foto
Carlos Silva, fotografado em 2013 NUNO FERREIRA SANTOS

A Portugal Ventures, a sociedade de capital de risco do Estado, vai co-investir nas empresas portuguesas que conseguirem capital através da Seedrs, uma plataforma de investimento colectivo com fortes ligações a Portugal.

A novidade foi adiantada nesta quinta-feira pelo secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos, durante a inauguração das novas instalações da Seedrs em Lisboa. A empresa, que tem sede no Reino Unido, foi fundada pelo americano Jeff Lynn e pelo português Carlos Silva, e tem boa parte das operações na capital portuguesa.

A plataforma da Seedrs permite a qualquer pessoa investir em empresas, recebendo em troca uma parte do capital. O plano é que a Portugal Ventures se disponibilize para investir em cada empresa um montante igual ao que esta tenha conseguido obter através da plataforma, até um determinado valor máximo. Os detalhes da parceria – nomeadamente os limites de investimento por parte da Portugal Ventures – ainda estão a ser acertados.

João Vasconcelos avançou também que há abertura para trabalhar num modelo semelhante com outras plataformas de investimento colectivo. Os objectivos, disse o governante, são motivar as empresas a recorrerem a este tipo de plataformas para obterem capital, e fazer com que empreendedores estrangeiros ponderem criar as respectivas empresas em Portugal para poderem assim beneficiar do co-investimento da Portugal Ventures.

A Seedrs foi criada em 2012 e tem actualmente actividade na Europa e nos EUA. No ano passado, segundo números da empresa, foram investidos 85 milhões de libras (cerca de 99 milhões de euros) em 159 projectos. Em 2015, tinham sido investidos 64 milhões de libras.

Sugerir correcção
Comentar