"Brexit": Governo português cria estrutura para captar investimentos

Estrutura temporária vai ser presidida pelo antigo secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade.

Foto
Bernardo Trindade já foi secretário de Estado do Turismo pbc pedro cunha

O Reino Unido está out, mas Portugal quer estar in e captar o mais possível as oportunidades que podem ser trazidas com o Brexit. É a pensar nas empresas e nos investidores que estão a repensar o seu posicionamento que o Governo criou uma estrutura de missão que tem como desígnio atrair para Portugal os investimentos que pretendam permanecer na União Europeia após a saída do Reino Unido. E será mesmo "Portugal In" o nome da estrutura temporária que vai funcionar sob dependência directa do primeiro-ministro e que tem como desígnio atrair para Portugal esses investimentos.

De acordo com a resolução aprovada em Conselho de Ministros esta quinta-feira, esta estrutura tem mandato até Dezembro de 2019 e tem como presidente o antigo secretário de Estado do Turismo Bernardo Trindade. Os restantes membros da estrutura são Chitra Stern e Gonçalo da Gama Lobo Xavier.

“Através da promoção dos fatores de diferenciação e complementaridade que Portugal oferece, nomeadamente ao nível dos recursos humanos e da posição geoeconómica do país, pretende-se dinamizar a capacidade empresarial nacional e a criação de emprego, reafirmando o compromisso com o projecto europeu”, lê-se no comunicado do Governo.

Bernardo Trindade é natural da Madeira e assumiu a pasta do Turismo nos governos socialistas presididos por José Sócrates. Era actualmente administrador executivo da cadeia de hotéis Porto Bay. Apesar de várias tentativas, o PÚBLICO não conseguiu, junto do Governo, ainda conhecer mais pormenores do percurso profissional de Stern e de Lobo Xavier. Mas das referências que foi possivel encontrar, Chitra Stern é um dos exemplos de empreendedorismo britânico que trouxe investimentos paraPortugal: é a dona e fundadora de uma cadeia de hotéis e resorts de luxo em Portugal, o Martinhal Family Hotels & Resorts, que inclui os resorts de luxo para famílias no Algarve. Natural de Singapura, formou-se na Universidade de Londres e tirou um MBA na London Business School, que a reconheceu, em 2014, como "accomplished entrepeneur".

Gonçalo da Gama Lobo Xavier é dirigente da Associação dos Industriais Metalúrgicos, Metalomecânicos e Afins (AIMMAP), um dos sectores que mais tem contribuído para a captação de investimento industrial em Portugal. É membro do Conselho Económico e Social Europeu, onde assume responsabilidades na pasta da comunicação e é o delegado nacional no programa Horizinte 2020. 

Sugerir correcção
Ler 7 comentários