Amazon prepara série sobre os Grateful Dead

Bob Weir, vocalista e guitarrista dos Grateful Dead, vai criar a banda sonora da série, que seguirá a carreira da banda californiana de rock psicadélico.

Foto
DR

A história da banda de rock psicadélico Grateful Dead, fundada na Califórnia em 1965, vai ser lembrada numa nova série de televisão actualmente a ser desenvolvida pela Amazon. Segundo o site norte-americano Deadline, o argumento baseia-se no livro Home Before Daylight: My Life On The Road With The Grateful Dead (2004), de Steve Parish, e foi escrito por Jonathan Herman, argumentista de Straight Outta Compton (2015), o filme de F. Gary Gray sobre a banda rap N.W.A., de Eazy-E, Dr. Dre e Ice Cube. Herman contará ainda com informações em primeira mão do vocalista e guitarrista dos Grateful Dead, Bob Weir, que colabora no projecto e será o responsável pela banda sonora da série.

Com a designação inicial de Warlocks, os Grateful Dead nasceram em Palo Alto, na Califórnia, no auge dos movimentos de contracultura dos anos 60. Os guitarristas e vocalistas Jerry Garcia e Bob Weir, o baixista e vocalista Phil Lesh, o baterista Bill Kreutzman e o vocalista e multi-instrumentista Ron “Pigpen” McKernan formavam o quinteto original da banda, pela qual depois passaram vários outros músicos.

Com uma vastíssima discografia, na qual sobressaem os muitos álbuns ao vivo, os Grateful Dead celebrizaram-se por um estilo ecléctico, no qual confluíam o rock, o psicadelismo e a folk, mas também o jazz, o reggae ou a música experimental.

Em 2016, foi lançado o triplo álbum de homenagem aos Grateful Dead, Day of the Dead, com quase 60 músicas, gravado por bandas de rock independente como The Nacional, The Flaming Lips e Grizzly Bear, entre outros.

A banda serviu igualmente de inspiração para um documentário de quatro horas intitulado Long Strange Trip, produzido por Martin Scorsese e dirigido por Amir Bar-Lev, que se estreou em Janeiro no festival norte-americano de cinema independente Sundance.

O serviço streaming da Amazon, designado Amazon Prime Video, disponibiliza outras produções originais, como a premiada série Transparent ou a adaptação de O Homem do Castelo Alto (1962), de Philip K. Dick, uma distopia que imagina os Estados Unidos tal como seriam quinze anos após as Potências do Eixo terem derrotado os Aliados na Segunda Guerra Mundial.

Sugerir correcção
Comentar