As espécies em vias de extinção em debate no Pavilhão do Conhecimento

O Dia C no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, esta quinta-feira ao final da tarde.

No Centro Nacional de Reprodução do Lince-iberico
Foto
No Centro Nacional de Reprodução do Lince-iberico DR

“Salvar espécies da extinção: a recuperação e protecção dos habitats” é o tema do ciclo de conversas Dia C: Desafios para a Sustentabilidade desta quinta-feira, às 19h30, no Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva, em Lisboa. Os oradores convidados são os biólogos Eduardo Santos, da Liga para a Protecção da Natureza, e Cristina Branquinho, do Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (cE3c) da Universidade de Lisboa.

Este ciclo de conversas tem entrada gratuita, mediante inscrição, e é inspirado nos objectivos para o crescimento sustentável das Nações Unidas. “A biodiversidade tem implicações sociais e culturais, ecológicas e de sustentabilidade”, lê-se num comunicado da agência Ciência Viva. “Reflecte-se ainda na distribuição da população e equilíbrio do território, na protecção dos solos e dos recursos hídricos, na defesa contra a erosão e na protecção das espécies e dos ecossistemas.”

Na conversa desta quinta-feira, um dos animais em perigo de extinção que será mencionado é o lince-ibérico, que tem visto muitas ameaças ao seu habitat. “Veremos como inverter o declínio das populações deste felino, protegendo os territórios onde vivem e tornando mais sustentáveis as actividades neles praticadas nesses territórios, com o contributo da comunidade científica mas também de agentes locais como proprietários, gestores e agricultores”, refere o comunicado.

Os temas das próximas conversas do Dia C ao longo do ano são: “Mexer na vida: aplicações e implicações da biologia sintética” (27 de Abril); “Esperar o pior: a gestão do risco” (25 de Maio); “Limpar o oceano: redução do lixo marinho” (29 de Junho); “Inovar na escola: o papel do aluno, da família e do professor” (28 de Setembro); “Observar a Terra: a monitorização do ambiente a partir do espaço” (26 de Outubro); e “Combater as alterações climáticas: a economia de baixo carbono” (30 de Novembro).

P24 O seu Público em -- -- minutos

-/-

Apoiado por BMW
Mais recomendações