Vacina para a hepatite A quase não existe no mercado

Infarmed está a avaliar a situação com os fabricantes.

Foto
Nas farmácias que ainda têm vacinas a quantidade não ultrapassa em geral uma ou duas unidades PAULO PIMENTA

O Infarmed – Autoridade Nacional do Medicamento e dos Produtos de Saúde confirmou nesta quarta-feira ao PÚBLICO que existem poucas vacinas para a hepatite A no mercado, mas adiantou que "os fabricantes estão a trabalhar para abastecer o mercado", face ao aumento expectável da procura, já que se regista um surto daquela doença.

Nos últimos meses foram identificados mais de 100 casos, a maioria deles na região de Lisboa. A Direcção-Geral de Saúde recomendou que as pessoas que tenham estado em contacto com infectados pelo vírus da hepatite A se vacinassem. A vacina deve ser tomada até duas semanas após o contacto.

Já o director-geral da Saúde, Francisco George, indicou na noite desta quarta-feira que "há vacinas para os cidadãos" que se devem proteger e apelou para que as pessoas contactassem o médico em caso de suspeita de exposição à doença. Disse ainda que para superarem a falta de vacinas os médicos devem contactar a Linha do Medicamento, através do telefone 800222444.

“Está esgotadíssima”, foi a resposta da maioria dos dez farmacêuticos da zona de Lisboa e arredores com que o PÚBLICO falou. Num dos casos, a farmácia não conseguiu que nem o laboratório enviasse as vacinas pedidas.

Há ainda farmácias que têm em stock algumas destas vacinas, mas, nestes casos, em geral têm uma ou duas unidades apenas. A vacina para a hepatite A não faz parte do Plano Nacional de Vacinação e para ser eficaz têm de ser administradas duas doses.

O principal modo de transmissão da hepatite A é por via fecal-oral, através da ingestão de alimentos ou água contaminados ou por contacto pessoa a pessoa, o que inclui relações sexuais.

Sugerir correcção
Comentar