Parlamento já está a acompanhar "Brexit" e já tem audições aprovadas

Lord Boswell, presidente da Comissão de Assuntos Europeus da Câmara dos Lordes do Reino Unido, e Kirsty Isobel Hayes, embaixadora britânica em Portugal, serão ouvidos a 5 e 18 de Abril, respectivamente.

Foto
Audição de Kristy Hayes foi marcada para 18 de Abril

Horas depois de o Reino Unido ter accionado o artigo 50.º do Tratado da União Europeia, formalizando a sua decisão de sair da UE, o Parlamento português agendou duas audições na Comissão de Assuntos Europeus, para acompanhar o processo e reforçar o debate público sobre o assunto.

Lord Boswell, presidente da Comissão de Assuntos Europeus da Câmara dos Lordes do Reino Unido, e Kirsty Isobel Hayes, embaixadora britânica em Portugal, serão ouvidos a 5 e 18 de Abril, respectivamente. "Será, ainda, solicitado o agendamento da discussão deste tema em sessão plenária da Assembleia da República", anunciou, em comunicado, a presidente da comissão de Assuntos Europeus, Regina Bastos.

O comunicado lembra que "desde que se tornou conhecida a decisão do Reino Unido, o acompanhamento" da situação tem sido feito pela comissão "através das questões suscitadas pelos seus deputados nas reuniões realizadas com os membros do Governo português responsáveis por estas matérias e nas audições havidas com altos representantes das instituições europeias". Foram também designadas duas relatoras permanentes sobre o "Brexit", as deputadas Rubina Berardo (PSD) e Carla Tavares (PS), "por se tratar de um dossier de acompanhamento prioritário no escrutínio que a AR faz da participação de Portugal na União Europeia".