Brinquedos de outros tempos no Museu da Póvoa

A mostra, apelidada "Como se brincava no Tempo dos nossos Pais, Avós e Bisavós", tentou ser o mais abrangente possível, reunindo objetos desde o século XIX até ao presente

Foto
oRespigadoreaRespigadora

Uma viagem no tempo através de brinquedos e brincadeiras que marcaram várias gerações é o que propõe o Museu Municipal da Póvoa de Varzim através de uma exposição patente no espaço até ao final do ano.

A mostra, apelidada "Como se brincava no Tempo dos nossos Pais, Avós e Bisavós", tentou ser o mais abrangente possível, reunindo objetos desde o século XIX até ao presente, o que coloca lado a lado os tradicionais peões, bonecas ou carros até aos mais modernos Legos, jogos de tabuleiro e até consolas de jogos.

"Temos muitos avós a trazerem os netos, mostrando e recordado os seus brinquedos antigos, mas também os pais, que eram crianças na década de 80 e 90, que percebem que alguns brinquedos, como os Lego, são elementos renovadores que passaram de geração em geração", explicou à Lusa Deolinda Carneiro, directora do museu poveiro.

Foto

A ideia de exposição foi impulsionada por professores da cidade e teve como ponto de partida uma mostra, já patente, sobre a Póvoa de Varzim no século XIX, que também aborda a forma de brincar nesse período. "Fazia sentido pegar em parte das nossas colecções relacionadas com infância, com jogos, brinquedos e fotografias, e tentar explorar essa aspecto lúdico e do sentido pedagógico do brinquedo ao longo dos tempos", vincou Deolinda Carneiro.

Assim, utilizando o espólio do museu, mas também recebendo contributos de alguns particulares, ganhou forma a exposição, que surge, igualmente, como um reflexo da história da cidade. "Dá para fazer uma comparação sobre como brincavam os meninos de famílias mais abastadas e os filhos dos pescadores, nos anos 60 e 70, percebendo que há uma diferença nítida que só começou a esbater-se nos 80, com a democratização do brinquedo e o maior poder de compra das famílias", explicou a responsável.

Sobre a referência às bem mais modernas consolas de jogos, Deolinda Carneiro considerou "era incontornável porque representam o futuro", mas que servem para mostrar "que brincar deu uma volta, que se fizeram novas descobertas, mas que não se deve esquecer o brinquedo tradicional e a importância de brincar no exterior". "Estou certa de que os miúdos a verem os brinquedos mais antigos vão também achar muito interessantes, e, por isso colocámos, por exemplo, o Monopólio, que serviu para colocar toda a família a brincar, ou os ursos de peluche que continuam a ser transversais às gerações", concluiu a responsável.

A exposição "Como se brincava no Tempo dos nossos Pais, Avós e Bisavós" estará patente no Museu Municipal da Póvoa de Varzim até Janeiro do próximo ano e poderá ser visitada de terça-feira a domingo, entre as 09h30 e as 17h00.

Sugerir correcção
Comentar