Sufjan Stevens, Nico Muhly e Bruce Dyssner? Isso é uma superbanda

Os três músicos, juntamente com o baterista James McAlister, criaram há alguns anos a peça Planetarium. No ano passado, juntaram-se em estúdio para a recriar. O resultado é um álbum que terá edição dia 9 de Junho.

O álbum do quarteto nasceu de uma encomenda do Muziekgebouw Eindhoven, na Holanda
Foto
O álbum do quarteto nasceu de uma encomenda do Muziekgebouw Eindhoven, na Holanda DR

Há alguns anos, Nico Muhly foi desafiado a apresentar uma nova peça no Muziekgebouw Eindhoven. Aceitou, mas, quando a peça foi apresentada na sala holandesa, o compositor e orquestrador tinha mais gente a rodeá-lo. Convidara músicos de peso a ajudá-lo na composição e na apresentação: Sufjan Stevens, Bryce Dessner, guitarrista dos The National, e o baterista James McAlister. Juntos, acompanhados por uma secção de cordas, apresentaram Planetarium. Alguns anos e algumas apresentações depois, decidiram voltar a pegar nas gravações desses concertos. Estávamos em 2016. Em Junho deste ano, dia 9, chegará o álbum, anunciou a editora 4AD.

Apresentado como um ciclo de canções que reinventa de raiz as composições originais, Planetarium é, descreve um comunicado, “parte odisseia rock, parte experimentação electrónica, parte opus de música clássica”. Como o título indica, explora ideias relacionadas com "mitologia, astrologia, ciência, astronomia e as relações intrincadas com a consciência humana". A voz e as letras são de Sufjan Stevens que, juntamente com McAllister, trabalhou sobre os arranjos orquestrais de Muhly e a guitarra de Dessner.

O último disco de Sufjan Stevens, Carrie & Lowell, dedicado à sua mãe, falecida em 2012, foi editado em 2015. Bryce Dessner lançou Trouble Will Find Me com os The National há quatro anos. Quanto a Nico Muhly, cujo currículo inclui um sem-número de colaborações (Björk, Anthony & The Johnsons, Grizzly Bear), compôs recentemente um novo concerto para viola e uma encomenda para a Metropolitan Opera de Nova Iorque.

Saturn, o single de apresentação de Planetarium, já foi apresentado.