Festival IndieLisboa faz retrospectiva dos cineastas Gusztáv Hámos e Katja Pratschke

O renovado Teatro Capitólio é um dos espaços onde vai decorrer o festival.

Foto
O Teatro Capitólio no Parque Mayer, em Lisboa Sandra Ribeiro

O trabalho dos realizadores Gusztáv Hámos e Katja Pratschke vai estar em destaque, no início de Maio, na secção Silvestre do IndieLisboa, anunciou o Festival Internacional de Cinema Independente. Esta dupla de cineastas de origem alemã e húngara constitui “uma das referências mais actuais na exploração, estudo e criação de fotofilmes”, descreve o IndieLisboa, que vai exibir nove produções dos cineastas, repartidos por três ciclos, “que apontam as imensas potencialidades” desta expressão [que explora filmes feitos a partir de fotografias].

O primeiro ciclo inclui "Cities, uma narrativa sobre as cicatrizes físicas de cidades como Nova Iorque, Budapeste ou Berlim”, “Transposed Bodies, uma história sobre o amor partilhado de dois grandes amigos que perdem a cabeça num acidente”, e Rope, filme que tem em conta o trabalho do pioneiro francês da fotografia Étienne-Jules Marey.

Rien ne va plus, uma reflexão sobre as noções de tempo, luz e espaço, Fiasko, filme inspirado no romance homónimo do Nobel da Literatura Imre Kertész (1929-2016) sobre a continuidade da opressão após a Segunda Guerra Mundial, e Cities (Potential Space), ficção sobre cidades futuras e imaginadas, inspirada em Italo Calvino, são os filmes do segundo ciclo. O terceiro ciclo centra-se no trabalho a solo de Gusztáv Hámos, com obras que marcaram o início da sua carreira.

Para este ciclo o IndieLisboa recupera a história do superherói Flash Gordon de Seins Fiction II, a alegoria à Alemanha pós-industrial de Luck Smith e 1989 – The Real Power of Television, “que questiona o impacto da televisão na vida comum através do diálogo entre os factos históricos do pós-Guerra do Golfo e as rotinas diárias da avó do realizador”.

“Gusztáv Hámos e Katja Pratschke criaram uma linguagem que desafia o espectador a descobrir novas formas de perceber o tempo, o espaço e o movimento”, afirma o IndieLisboa, no comunicado divulgado.

Gusztáv e Katja têm vindo a trabalhar em torno do uso da imagem fixa em contexto cinematográfico, como realizadores, mas também como curadores das Photofilm Film Series, que levaram à Tate Modern, em Londres, ao Museu de Arte Moderna de São Francisco, e à National Gallery, em Washington.

A par dos filmes, o IndieLisboa integrará no seu programa de conversas Lisbon Talks um debate em torno da problemática do Fotofilme com a presença da dupla em foco e ainda de outros convidados ligados à fotografia e à arquitectura, acrescentou a organização.

IndieMusic no Capitólio

O IndieLisboa já tinha anunciado retrospectivas dedicadas aos realizadores Jem Cohen e Paul Vecchiali, ambas na secção Herói Independente, e a exibição de dois documentários sobre os Oasis e os Sleaford Mods – Supersonic, de Mat Whitecross, e Bunch of Kunst, de Christine Franz, respectivamente –, na secção IndieMusic, a decorrer no renovado Teatro Capitólio.

Para a secção Director’s Cut está igualmente anunciada a apresentação de Minute bodies: The intimate world of F. Percy Smith, filme sobre o naturalista e documentarista britânico F. Percy Smith, realizado por Stuart Staples, vocalista dos Tindersticks, que estará em Lisboa. O filme conta com banda sonora original dos Tindersticks.

O IndieLisboa, Festival Internacional de Cinema Independente de Lisboa decorrerá de 3 a 14 de Maio e a programação completa será anunciada em conferência de imprensa a 4 de Abril, nas salas do São Jorge e do Cinema Ideal, da Culturgest e da Cinemateca Portuguesa, além do Cineteatro Capitólio, que este ano se junta ao certame.

Sugerir correcção
Comentar