Avalanche durante visita de estudo faz oito mortos no Japão

Equipas de socorro procuram sobreviventes, mas a missão é dificultada pelo mau tempo.

Foto
As equipas de resgate estão a ter dificuldades devido ao mau tempo LUSA/YOMIURI SHIMBUN

Uma avalanche numa estância de esqui no Japão fez oito vítimas mortais (sete alunos e um professor de uma escola secundária) e feriu mais de 40 pessoas na manhã desta segunda-feira (00h20, hora de Lisboa).

Segundo o The Guardian, um total de 52 estudantes e 11 professores de sete escolas secundárias participavam numa expedição de montanhismo de três dias perto da estância de Nasu Onsen, a 160 quilómetros de Tóquio, quando o incidente ocorreu.

"Não posso ter paz de espírito até ver os rostos dos alunos", disse o vice-director de uma das escolas afectadas ao jornal nipónico Yomiuri.

As operações de salvamento estão a ser dificultadas pelo mau tempo na região. Os helicópteros destacados para o local ainda não terão conseguido aterra na zona, indica a BBC. As Forças de Autodefesa do Japão foram chamadas a participar na missão de socorro. O primeiro-ministro Shinzo Abe já afirmou que o resgate das vítimas é uma prioridade para o Governo.

Um alerta de avalanche dos meteorologistas japonses estava em vigor no momento do acidente. Um funcionário do governo local afirmou que será aberta uma investigação aos motivos que levaram o grupo a ignorar o aviso e a explorar a zona montanhosa.

Robert Speta, meteorologista da NHK World, disse que a zona de Tochigi tinha registado um volume de neve invulgar nos últimos dias. Esta neve, combinada com o aumento das temperaturas, aumentou o risco de avalanches.

A estância de Nasu Onsen tinha encerrado a sua época de esqui a 20 de Março.

Sugerir correcção
Comentar