Há cada vez mais self-made women na lista das maiores fortunas do mundo

A maioria das mulheres mais ricas do mundo herdou a sua fortuna, mas o número de multimilionárias que construíram de raiz o seu império está a aumentar.

Foto
A apresentadora Oprah Winfrey é a 660.ª pessoa mais rica do mundo, de acordo com a última lista de multimilionários da Forbes Reuters/BRIAN SNYDER

Há apenas uma mulher em cada nove multimilionários na lista das maiores fortunas do mundo da revista Forbes, cuja edição anual foi divulgada na semana passada. Encabeçada por Bill Gates pelo quarto ano consecutivo, a lista das 2043 pessoas com uma fortuna avaliada em mais de mil milhões de dólares em 2017 conta com apenas 227 mulheres - 11,11% do total.

A proporção é reduzida mas está a crescer. Em 2016, a lista contava com 1810 multimilionários, dos quais 190 eram mulheres (10,5%). Este ano, as fortunas detidas pelas mulheres mais ricas do mundo perfazem um total de 858,8 mil milhões de dólares - entre os 7,67 biliões detidos por todos os integrantes da lista. 

A liderar a lista de multimilionárias está, pelo segundo ano consecutivo, a francesa Liliane Bettencourt, uma das principais accionistas da L’Oréal. A Forbes aponta que a mulher mais rica do mundo, de 94 anos, tinha em Fevereiro de 2017 uma fortuna estimada em 39,5 mil milhões de dólares. Apesar de ter actualmente mais 3,4 mil milhões de dólares do que no ano passado, a herdeira do império L’Oreal desceu no ranking do 11.º para o 14.º lugar.

Os EUA, o país com mais multimilionários do mundo, tem 74 mulheres na lista. Segue-se a Alemanha (28) e a China (23).

Fazer fortuna em vez de a herdar

A maioria das mulheres mais ricas do mundo herdou a sua fortuna, mas é significativo o aumento no número de self-made women: das 227 mulheres mais ricas do mundo, 56 (24,67%) são empresárias que construíram as suas próprias fortunas, sublinha a Forbes. No ano passado, a proporção era de 17,37%.

Dentro do clube das mulheres self-made que entraram para o ranking dos multimilionários destacam-se as empresárias asiáticas. A Oriente, multiplicam-se os sinais de que cada vez mais mulheres conseguem traçar o seu caminho no mundo dos grandes negócios.

Das 56 mulheres que construíram as suas fortunas - onde se encontra Oprah Winfrey (11.ª) e Sheryl Sandberg (42.ª) -, 15 são novas na lista, como a vietnamita Nguyen Thi Phuong Thao (1,2 mil milhões de dólares) e a japonesa Yoshiko Shinohara (1,1 mil milhões de dólares), que são as mulheres mais ricas dos seus países.

Muitas destas empreendedoras estão associadas ao crescimento de marcas conhecidas por todo o mundo, como Doris Fisher (Gap), Cristina Green (Topshop), Meg Whitman (eBay), Sara Blakely (Spanx), Jin Sook Chang (Forever 21) e Lucy Peng (Alibaba).

Entre as 20 mulheres mais ricas do mundo, no entanto, apenas Zhou Qunfei conquistou a sua fortuna apenas com o seu trabalho. Fundadora da Lens Technology, principal fornecedora de vidros para a fabricação de ecrãs para os smartphones da Apple e da Samsung, a empresária chinesa tem uma fortuna avaliada em 7,4 mil milhões de dólares e é a 186.ª pessoa mais rica do mundo - e a 17.ª mulher na lista.

Sugerir correcção
Comentar