André Silva supera Eusébio, Ronaldo e Pauleta na selecção

Goleador do FC Porto foi o mais rápido de sempre a apontar cinco golos em partidas oficiais ao serviço de Portugal. A sua parceria com Ronaldo já rendeu 14 dos 19 golos da equipa nacional

Foto
André Silva está a confirmar as espectativas na selecção nacional LUSA/MIGUEL A. LOPES

Nunca um jogador conseguiu marcar tanto nos cinco primeiros jogos oficiais com a camisola da selecção nacional. Este é um recorde que, para já, ninguém tira ao jovem André Silva, de apenas 21 anos. Com cinco golos apontados, o ponta-de-lança do FC Porto superou os registos das três maiores referências atacantes de sempre de Portugal: Cristiano Ronaldo, Pedro Pauleta e Eusébio.

Face a esta lista de notáveis, que inclui os três maiores goleadores de sempre da selecção nacional, não deixa de ser notável o feito de André Silva. Apontado como o ponta-de-lança que há muito tempo faltava a Portugal, tem sido o parceiro perfeito de Cristiano Ronaldo na frente atacante da equipa. Juntos somam nada menos do que 14 dos 19 golos apontados nesta qualificação para o Mundial da Rússia do próximo ano, representando 73% da veia finalizadora das quinas.

Veloz, versátil, lutador, com capacidade para jogar em todos os sectores do ataque, o “dragão” soma ainda 20 golos esta temporada pelo FC Porto, juntando todas as competições onde a equipa está/esteve envolvida. Na Liga portuguesa leva 15, ocupando a terceira posição do ranking, atrás do sportinguista Bas Dost (24) e de Soares (16), seu companheiro de equipa, liderando entre os marcadores portugueses.

O falecido “pantera negra” detinha, até este sábado, a primeira posição do ranking, com cinco remates certeiros nas seis primeiras partidas oficiais. Eusébio estreou-se a marcar logo na estreia, num encontro frente ao Luxemburgo (derrota por 4-2), a 8 de Outubro de 1961, de apuramento para o Mundial de 1962. O segundo golo chegou numa partida contra a Bulgária (a sua terceira), na qualificação para o Euro 1964 (derrota por 3-1), e comemorou um “hat-trick” com a Turquia (triunfo por 5-1), no sexto jogo oficial, na bem-sucedida campanha rumo ao memorável Mundial de 1966, em Inglaterra, que o iria consagrar para o mundo do futebol.

Mais tempo, necessitou Cristiano Ronaldo, o maior goleador de sempre da equipa principal das quinas (70), para chegar aos cinco golos. Tal como Eusébio, estreou-se a marcar no encontro oficial de estreia, na partida inaugural do “caseiro” Euro 2004, a 12 de Junho (derrota por 1-2); apontando o segundo, no mesmo torneio, frente à Holanda (2-1). Mas o atacante do Real Madrid iria ter de esperar dez encontros, para comemorar o quinto (e sexto golo), numa goleada imposta à Rússia (7-1), na qualificação para o Mundial de 2006 na Alemanha.

Ao contrário destes dois ilustres goleadores, André Silva ficou em branco no jogo oficial de estreia, frente à Suíça (derrota 2-0), no arranque da campanha para o Mundial da Rússia. Mas já não falhou a segunda oportunidade, frente à modesta Andorra, assinando um dos seis tiros certeiros da sua equipa. Na partida seguinte, tornou-se no mais rápido jogador de Portugal a assinar um “hat-trick”, na goleada imposta às Ilhas Feroé (6-0). O quinto chegou na recepção deste sábado à Hungria (3-0), a abrir o marcador e ainda serviu CR7 para o segundo da selecção.

Bem mais tempo do que este trio, teve de esperar Pedro Pauleta, a outra grande referência entre os finalizadores de Portugal que, com 47 golos, esta seguro no segundo lugar da lista de melhores goleadores de sempre do conjunto nacional. O açoriano começou a sua contabilidade na quarta partida oficial, com o Azerbeijão, bisando numa goleada, por 7-0, no apuramento para o Euro 2000. O terceiro chegou com uma recepção a Andorra (4-0), na sexta partida; apontando o quarto no triunfo com a Lituânia (5-1), na caminhada para o Mundial de 2002 (12:ª partida oficial) e o quinto com a Holanda (vitória por 2-0), na mesma qualificação, onde comemorou a sua 15.ª internacionalização em jogos oficiais.

Sugerir correcção
Comentar