Moeda de quase quatro milhões de euros roubada de museu em Berlim

A polícia alemã tenta perceber como é que uma moeda de 100 quilos foi retirada do Museu Bode.

Foto
Crê-se que o crime tenha sido cometido por mais que uma pessoa, dadas as dimensões da moeda roubada. Reuters/Heinz-Peter Bader

Uma moeda com 100 quilos, em ouro de 24 quilates, com o valor nominal de um milhão de dólares (cerca de 925 mil euros) mas avaliada em quatro milhões de dólares (3,7 milhões de euros) foi roubada de um museu em Berlim, na Alemanha, durante a madrugada de domingo para segunda-feira, noticia a BBC.

A moeda é canadiana, tem na cara o rosto da rainha de Inglaterra, e o seu valor, pelas suas características e tendo em conta o preço actual do lingote de ouro, é cerca de quatro vezes superior ao valor nominal.

As autoridades ainda não perceberam como é que os autores do roubo conseguiram evitar o sistema de alarme do Museu Bode, na capital germânica, e de que forma foram capazes de transportar a moeda gigante, que mede meio metro. Crê-se que o assalto tenha sido realizado por mais que uma pessoa, devido às dimensões do objecto.

Uma das pistas encontradas foi uma escada junto a uma linha ferroviária próxima do museu. “Baseado na informação de que dispomos até agora, acreditamos que o assaltante, talvez os assaltantes, forçaram uma janela nas traseiras do museu junto à linha ferroviária”, explicou à Reuters um porta-voz da instituição, Winfrid Wenzel. “A moeda estava protegida por um vidro à prova de bala dentro do edifício. Isto é o que eu posso dizer neste momento”, acrescentou.

Segundo a BBC, a moeda foi cunhada em 2007 pela Royal Canadian Mint, a instituição oficial de produção de moedas no Canadá, sendo que conta com três centímetros de grossura, 53 centímetros de diâmetro, e de um lado mostra a face da rainha Isabel II e do outro o símbolo nacional canadiano.

Sugerir correcção
Ler 6 comentários