Portugal tenta cumprir com a tradição e vencer a Hungria

Em sete encontros oficiais, o conjunto orientado pelo alemão Bernd Storck perdeu cinco e empatou dois, o último dos quais numa partida dramática da fase de grupos do Euro 2016

Foto
Fernando Santos acredita que vai ultrapassar a Hungria LUSA/TIAGO PETINGA

Na jornada que encerra a primeira fase da qualificação para o Mundial da Rússia do próximo ano, Portugal está obrigado a vencer a Hungria para manter a pressão sobre a Suíça, que lidera o Grupo B, com três pontos de vantagem sobre a selecção nacional. Só o primeiro lugar garante o apuramento directo para a fase final e o conjunto orientado por Fernando Santos já não tem muito espaço de manobra para errar. Em sete encontros oficiais disputados, os magiares nunca venceram, mas impuseram dois empates, o último dos quais na fase de grupos do Euro 2016.

Ocupando o 27.º lugar do ranking da FIFA, a Hungria deu um ar da sua graça no último Verão, em França, ao vencer o seu agrupamento na fase inicial do Euro. O primeiro lugar foi selado no derradeiro jogo do Grupo F, numa partida dramática, precisamente frente a Portugal, que terminou com 3-3 no marcador. O resultado acabou por relegar a selecção de Ronaldo para o terceiro posto, garantindo mesmo assim a passagem para a fase de eliminatórias, que foi ultrapassando até derrotar a França na final e conquistar o primeiro grande troféu internacional da sua história.

Já os húngaros não foram muito longe, acabando vergados com uma goleada, por 4-0, frente à Bélgica e afastados nos oitavos-de-final. O balanço foi, mesmo assim, positivo e o alemão Bernd Storck manteve-se à frente da equipa, mas iniciou com o pé esquerdo a qualificação para o Mundial. A um surpreendente empate a zero frente às Ilhas Féroe na partida de arranque, seguiu-se uma derrota caseira com a Suíça, por 3-2. Os encontros seguintes foram de recuperação na classificação, com dois triunfos consecutivos (0-2 frente à Letónia e 4-0 na recepção a Andorra), que colocaram a equipa no terceiro lugar, com dois pontos de desvantagem para Portugal.

Um contexto que torna este reencontro com a equipa de Fernando Santos também de vital importância para a Hungria. “Dependemos só de nós e eles também querem chegar ao Mundial. Não acredito numa Hungria defensiva. Vai ser um jogo difícil, mas acredito que vamos vencer”, sintetizou esta sexta-feira o seleccionador nacional, que tem todos os jogadores disponíveis para o embate desta noite, no Estádio da Luz: “Queremos controlar e dominar o jogo. Se conseguirmos, a Hungria terá que apostar no contra-ataque.”

Sugerir correcção
Comentar