Superar a demência com poesia

Maggie Hawkins criou o projecto "Finding the words", uma iniciativa que através da poesia ajuda idosos a lidarem com a demência

Foto

A poesia pode não ser a cura, mas ajudou – pelo menos, por uma noite – idosos com demência a trabalhar a criatividade e interacção social. Uma palavra pode mudar muito e Maggie Hawkins, poetisa de Hampshire sabe disso: juntou o talento à vontade de ajudar e transformou em poema as vidas dos idosos com demência de um centro de dia em Inglaterra. Nasceu Finding the words (algo como "Encontrar as Palavras").

O objectivo da iniciativa foi permitir aos idosos que sofrem de demência desempoeirar os pensamentos que lhes agitavam a memória. A conversa foi o ponto de partida para a escrita dos versos, mas a inspiração veio das comidas e lugares favoritos, das memórias.

Os poemas foram escritos por Maggie e a leitura também ficou ao cargo da poetisa, excepto no caso de alguns idosos – aqueles com mais coragem – que recitaram, eles mesmos, os versos escritos por Maggie.

Foto

Este evento de partilha teve como resultado final um espectáculo no centro "The Forge". O atelier recreativo permitiu que os novos poetas se sentissem realizados ao ver o seu trabalho ser apresentado num espaço dedicado habitualmente a profissionais.

Steven Pough, assistente no centro de dia de Hampshire, disse que "a poesia criada a partir de memórias e experiências relembra, a cada um dos participante, como eram as suas vidas e lhes devolve o valor individual". Steven acrescentou que "todos se divertiram".

Esta não foi a primeira edição da iniciativa Finding the words que já tinha acontecido no início de 2016, em Brighton.

Sugerir correcção
Comentar