Londrinos fazem coro nas redes sociais: “Não temos medo”

Twitter encheu-se com a frase e imagem que tinha sido inicialmente usada após os atentados no Metro da capital britânica, em 2005.

Foto

O logótipo do metro de Londres com a frase “We are not afraid” (“Não temos medo”) escrita no seu interior tem sido uma das imagens mais vezes partilhadas pelos habitantes da capital inglesa nas redes sociais nas horas que se seguiram ao ataque de quarta-feira em Westminster, que vitimou quatro pessoas, incluindo o seu autor. As publicações têm uma mensagem em comum: apesar do terror, a cidade segue em frente. No Twitter, a hashtag #WeAreNotAfraid também liderou as publicações dos utilizadores londrinos.

A frase e a imagem “Não temos medo” tinha sido originalmente criada após os atentados bombistas de 7 de Julho de 2005, que mataram 52 pessoas. Desde que as autoridades britânicas classificaram o ataque de quarta-feira como um acto “terrorista”, os londrinos começaram a recuperá-la, juntamente com mensagens de solidariedade com as vítimas, gratidão às equipas de socorro. E, sobretudo, vontade de mostrar que a cidade mantém a sua vida quotidiana.

A assinatura #WeAreNotAfraid foi usada para mostrar estas mensagens de normalidade em Londres. “O meu coração está com todos aqueles que saíram esta manhã a pensar que seria 'apenas mais um dia'”, escreve uma utilizadora do Twitter.

“Londres está apenas a continuar com a sua vida. Os pubs e teatros continuam cheios. Os comboios lotados. Toda a gente parece um pouco triste mas #WeAreNotAfraid.”

Também o deputado conservador Will Quince usou aquela rede social para lembrar que o Parlamento britânico estará, esta quinta-feira, a funcionar normalmente, acrescentando: “Depois de um dia trágico em Westminster, a nossa democracia continua amanhã. O terrorismo nunca vai derrotar-nos”. 

Já o jornalista de vídeo Rav Vadgama reagiu à boa maneira britânica: “Não há lugar para terrorismo, apenas para chá”.

Sugerir correcção
Ler 5 comentários