Homem entrou com carro a grande velocidade na principal rua comercial de Antuérpia

Polícia belga deteve o suspeito. Os militares foram mobilizados para o local, onde habitualmente não há trânsito.

Fotogaleria
Reuters/YVES HERMAN
Fotogaleria
Reuters/STRINGER
Fotogaleria
Reuters/STRINGER

A polícia belga deteve, ao final da manhã desta quinta-feira, um cidadão francês, de 39 anos, no centro de Antuérpia, no Norte do país, depois deste ter tentado entrar de carro a alta velocidade numa rua comercial sem trânsito. Segundo as autoridades, no interior da viatura foram encontradas facas e outras armas.

O incidente aconteceu na principal rua comercial da cidade e uma das mais importantes de toda a Bélgica, De Meir. A artéria liga o edifício da Câmara Municipal com a maior estação de caminho-de-ferro da cidade e não tem habitualmente trânsito automóvel. “Cerca das 11 da manhã [menos uma em Portugal], um veículo entrou em De Meir a alta velocidade, fazendo fugir os transeuntes”, disse um porta-voz da política numa conferência de imprensa, citado pela Reuters.

A Procuradoria Federal Belga identificou o homem detido como sendo Mohamed R., um cidadão francês de origem norte-africana, que vive em França. O carro em que seguia, uma carrinha Citroën vermelha, tinha matrícula francesa.

O condutor detido é desconhecido dos serviços de segurança belgas e também das francesas e não tem ligações conhecidas a qualquer actividade terrorista. Uma fonte da polícia de França disse, porém, à Reuters que o suspeito tem um historial de pequenos delitos naquele país.

A mesma fonte diz também acreditar que o homem estaria alcoolizado. A fuga encetada de carro seria uma forma de escapar ao controlo policial. O canal público de televisão belga afirma, na sua edição online, que o interrogatório policial ao suspeito, que devia ter começado ao início desta tarde, foi adiado pelo facto de este se encontrar alcoolizado.

O carro foi detectado no extremo mais próximo da rua De Meir. Segundo conta o canal público belga em língua francesa RTBF, o veículo viajava a grande velocidade, pelo que militares que se encontravam no local tentaram interceptá-lo. O condutor acelerou em direcção aos cais, onde foi finalmente parado. De acordo com Reuters, a Procuradoria Federal Belga diz ter encontrado facas e outras armas no seu interior.

O incidente alarmou as autoridades, que accionaram um contingente policial extraordinário e também de pessoal militar para o local. Entretanto, foi também aumentado o nível de segurança no porto de Antuérpia e em reforçados os meios policiais um pouco por toda a cidade.

“Estamos a acompanhar a situação muito de perto. Os serviços de segurança têm sido exemplares no seu trabalho”, elogiou na sua conta da rede social Twitter o primeiro-ministro belga Charles Michel.

No início deste mês, as autoridades belgas tinham reforçado a segurança na estação central de Antuérpia devido a um vídeo, alegadamente da autoria do Daesh, que coloca a estação entre um dos próximos alvos de um possível ataque terrorista. 

O vídeo então descoberto por um especialista antiterrorismo norte-americano mostra um homem a caminhar nas imediações da estação belga, com um papel nas mãos onde se lê "We are still here" [em português "nós ainda aqui estamos"]. A esta mensagem de intimidação e ameaça foi dada credibilidade, mas o porta-voz do ministro dos Negócios Estrangeiros tinha garantido não haver “motivo para pânico".

Na quarta-feira, passou precisamente um ano desde o duplo atentado à bomba em Bruxelas que vitimou 32 pessoas e feriu mais de 300.

Sugerir correcção
Ler 15 comentários