Um português ao comando das Badlands

Depois de Living in Your Car e Emerald City, Ivo Canelas é agora o barão Rojas em Into the Badlands.

Foto
Ivo Canelas fotografado em 2008 Cláudia Andrade

A sociedade feudal das Badlands é governada por sete barões rivais que controlam todos os recursos com a ajuda de guerreiros letais conhecidos como clippers. O português Ivo Canelas veste a pele do barão Rojas em dois episódios da segunda temporada da série e esteve durante uma semana em rodagens na Irlanda. “Esta é uma tentativa de fazer em televisão aquilo que se consegue fazer em cinema do ponto de vista das artes marciais, porque o orçamento não é tão grande e não há tanto tempo para filmar”, explica o actor ao telefone com o PÚBLICO. Apontando uma comparação com os filmes da saga Matrix, protagonizada por Keanu Reeves, Ivo Canelas refere que há, nesta série, "uma tentativa de trazer uma grande sequência de luta por episódio”.

As cenas de luta assumem-se como o cartão-de-visita de Into the Badlands, mas são maioritariamente levadas a cabo pelos clippers que dão corpo à disputa dos seus senhores e, em troca, recebem a sua protecção. Interpretar um barão supõe estar-se rodeado de riqueza e de conforto e, consequentemente, ficar de fora das linhas de acção.

“Tive algum treino por iniciativa própria, mas não tive grandes cenas de combate”, conta Ivo Canelas. O actor sublinha, no entanto, o detalhe do planeamento que existe à volta das sequências de luta. “Primeiro faz-se tudo o que é trabalho dramático e exclusivamente representação, depois há muito tempo dedicado às cenas de combate”. As coreografias são trabalhadas por coreógrafos, duplos e actores que procuram alcançar a maior precisão possível nos movimentos executados. Para isso, contam com a ajuda da magia da televisão –  os planos apertados ou de costas resolvem as sequências mais desafiantes. 

Sugerir correcção
Comentar