A negação do Holocausto a abrir a Judaica 2017

A Judaica – Mostra de Cinema e Cultura abre a sua 5ª edição, no dia 28, com Negação, filme inspirado num caso verídico: o processo judicial que opôs a historiadora americana Deborah Lipstadt ao negacionista do Holocausto David Irving.

Foto
Negação: o processo que opôs a historiadora Deborah Lipstadt ao negacionista do Holocausto David Irving

Num momento global em que a pós-verdade e a memória da Segunda Guerra Mundial disputam as atenções, a Judaica – Mostra de Cinema e Cultura abre a sua 5ª edição, já no próximo dia 28, com um filme inspirado num caso verídico sobre "factos alternativos": Negação, sobre o processo judicial que opôs a historiadora americana Deborah Lipstadt ao negacionista do Holocausto David Irving. Rachel Weisz interpreta Lipstadt, Timothy Spall Irving, e Tom Wilkinson é o advogado da historiadora nesta adaptação do livro sobre o caso de tribunal dirigida por Mick Jackson (O Guarda-Costas), que servirá igualmente de pretexto para um debate, dia 29, com a presença de Esther Mucznik, Pedro Aires Oliveira e Renato Barroso (Negação chegará às salas no dia seguinte, 30).

O ano cinco da Judaica, depois de Lisboa (São Jorge, 28 de Março a 2 de Abril), segue para Cascais (6 a 9 de Abril, Cinema da Villa e Centro Cultural), Belmonte (5 de Maio a 3 de Junho, Museu Judaico e Auditório Municipal) e Castelo de Vide (12 de Maio a 10 de Junho, Paços do Concelho e Cine-Teatro). Fazem igualmente parte da programação deste ano O Jovem Karl Marx, biografia dos anos formativos de Marx e Friedrich Engels dirigida por Raoul Peck (em inauguração do programa de Cascais); Indignation, estreia na realização de James Schamus (colaborador regular de Ang Lee) baseada num romance de Philip Roth; El Rey del Once, do veterano argentino Daniel Burman, e The Man Behind the Clown, documentário sobre o comediante americano Jerry Lewis. O programa completo desta edição pode ser consultado no site oficial em www.judaica-cinema.org .

Sugerir correcção
Ler 1 comentários