Último disco de originais de Chuck Berry editado a 16 de Junho

O último álbum de originais do cantor tinha sido lançado em 1979.

Foto
Chuck Berry morreu no sábado, aos 90 anos Reuters/ Felix Ausin Ordonez/ARQUIVO

O último álbum de originais do guitarrista de rock Chuck Berry, que morreu no sábado, Chuck, é editado a 16 de Junho, anunciou esta quarta-feira a editora discográfica Universal. "Depois da triste notícia da morte de Chuck Berry no passado dia 18 de Março, tinha então o músico 90 anos, chega agora ao mercado, com selo da Decca, o último álbum gravado pelo artista, intitulado Chuck, disco que reúne as primeiras novas gravações de Chuck Berry em quase quatro décadas", refere a Universal no comunicado divulgado esta quarta-feira.

Chuck, que inclui dez músicas, oito das quais compostas por Chuck Berry, é o primeiro álbum de originais do músico desde Rock it, em 1979.

"Algumas canções foram originalmente concebidas nos anos 1980, tendo Berry começado a trabalhar nelas no seu estúdio de casa, em St. Louis, durante muitos anos entre digressões", refere a editora, acrescentando que o músico "acabou por trabalhar mais activamente no álbum em 2014", tendo sido obrigado a parar de gravar e de dar concertos em 2015, devido ao seu estado de saúde, mas manteve-se a supervisionar a produção e planeamento de Chuck", acrescentou a editora.

O disco, gravado e produzido pelo músico, "inclui participações do seu grupo de sempre – incluindo os filhos Charles Berry Jr. (guitarra) e Ingrid Berry (harmónica, voz), e ainda Jimmy Marsala (baixista de Berry durante 40 anos), Robert Lohr (piano) e Keith Robinson (bateria) – que tocaram consigo durante quase duas décadas em mais de 200 concertos na residência que teve no célebre clube Blueberry Hill".

Além disso, Chuck inclui a participação de convidados como Gary Clark Jr., Tom Morello (dos Rage Against the Machine e Audioslave), Nathaniel Rateliff e Charles Berry III, neto do próprio Chuck Berry. Entretanto, foi já divulgado o primeiro single do disco, "Big Boys", no qual participam Tom Morello e Nathaniel Rateliff.

Charles Edward Anderson Berry nasceu a 18 de Outubro de 1926 na cidade de Saint Louis, no Misouri. A carreira musical começou aos 15 anos, quando tocou uma versão de Confessin' the Blues, de Jay McShann, numa festa da escola que frequentava.

Na década de 1950, Chuck Berry começou a dedicar-se à música a tempo inteiro. Nessa altura, formou um trio com o baterista Ebby Harding e o teclista Johnnie Johnson. Já em 1957, editou o seu primeiro álbum de originais, After School Session.

Em 1977, a agência espacial norte-americana NASA enviou para o espaço dois discos com música representativa do que era criado na Terra. Entre as escolhas estava Johnny B.Goode, de Chuck Berry, a única canção de rock ‘n’ roll na lista. O músico foi também responsável, entre outros sucessos, por Sweet Little Sixteen e Roll Over Beethoven.

Sobre ele, Stevie Wonder disse ser o "único verdadeiro rei do rock ‘n’ roll". Já John Lennon defendia que se "se tivesse de dar um outro nome ao rock ‘n’ roll poder-se-ia chamar-lhe Chuck Berry".

Sugerir correcção
Comentar