Vídeos

Futebol português escolhe hoje os melhores do ano

A Federação Portuguesa de Futebol anuncia na noite desta segunda-feira os vencedores dos prémios “Quinas de Ouro”. As distinções, relativas a 2016, são entregues aos portugueses e portuguesas que se destacaram em 16 categorias de futebol, fustal e futebol de praia, sobressaindo nesta lista os troféus de melhor jogador, treinador e equipa do ano.

Para a escolha dos três finalistas a estes galardões em cada categoria foi formado o "Conselho Quinas de Ouro", organismo composto por elementos da FPF, Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF) e Sindicato de Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF) e  presidido pelo antigo internacional português e Melhor Jogador do Mundo FIFA em 2001, Luís Figo.

O Conselho das Quinas de Ouro é composto por nove elementos, três de cada instituição que organiza as Quinas de Ouro: Luís Figo (presidente), Pedro Pauleta e Ivan Dias, indicados pela FPF; Vítor Baía, Carla Couto e António Simões, indicados pelo SJPF; António Oliveira, Bernardino Pedroto e José Carlos Castanheira, indicados pela ANTF.

Escolhidos três nomeados por categoria, a votação final foi feita por treinadores, jogadores e adeptos, num processo auditado pela Deloitte.

Na cerimónia serão ainda premiados os árbitros mais bem classificados na época 2015-16 e revelados o “onze” do ano de futebol masculino e o “onze” do ano de futebol feminino, eleição exclusiva do SJPF.