Sócrates recebido com protesto contra passagem da Universidade de Coimbra a fundação

Os estudantes responsáveis pelo protesto acusam o antigo primeiro-ministro de ser um dos responsáveis pela possibilidade de as universidades passarem a fundação, algo que contestam.

Foto
ANDRÉ KOSTERS/LUSA

O antigo primeiro-ministro José Sócrates foi recebido neste sábado por cerca de 20 estudantes em protesto contra a passagem da Universidade de Coimbra a fundação. Os alunos consideram o ex-governante responsável pelo regime fundacional.

"Sócrates ladrão, não queremos a fundação", gritaram os estudantes, enquanto José Sócrates entrava no auditório da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, onde discursa na tarde deste sábado no painel "Haverá uma política apartidária?", no âmbito do primeiro Encontro Nacional de Estudantes de Sociologia.

Os responsáveis pelo protesto acusam o antigo primeiro-ministro de ser um dos responsáveis pela possibilidade da passagem ao regime fundacional nas universidades portuguesas, por ter sido no Governo de José Sócrates que, em 2007, foi introduzido o Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior (RJIES).

Os estudantes envergavam cartazes onde podia ler-se "Nem RJIES, nem fundação. Não esquecemos o que fizeram em 2007" ou "UC a fundação é mais um prego no caixão".

Pedro Pinheiro, estudante de Filosofia presente na acção de protesto, sublinhou que foi o Governo de José Sócrates que abriu portas à passagem a fundação das universidades, o que a seu ver pode ser um passo à privatização das instituições do ensino superior. "Põe em causa a universidade pública, democrática e inclusiva", sublinhou.

A transformação ou não da instituição em fundação deverá ser discutida no Conselho Geral eleito recentemente, depois de o reitor ter proposto o início do debate da passagem ao regime fundacional em Julho.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários