Viana: empresários oferecem 3500 árvores para reflorestar área ardida

Iniciativa Reflorestar com ADN quer devolver vida a zona afectada por incêndios florestais

Foto
Ylvers/ Pixabay

A ADN - Associação Aliança de Negócios anunciou a oferta, à Câmara de Viana do Castelo, de 3500 árvores para reflorestar uma área de sete hectares, na freguesia de Carvoeiro, afectada pelos incêndios florestais. Em comunicado, aquela associação adiantou tratar-se da iniciativa Reflorestar com ADN, que, em parceira com a Câmara de Viana do Castelo, vai incluir, no sábado, de manhã, "um momento simbólico em que serão plantadas as primeiras árvores", sem especificar quantas.

A plantação das restantes árvores "está prevista para o Dia Mundial da Árvore com a colaboração dos alunos as escolas do concelho, numa actividade de educação ambiental". Segundo avançou a ADN, "a Associação de Promoção ao Investimento Florestal (APIF) considerou que 2016 foi mais um ano zero no combate à desflorestação, em Portugal, onde as chamas consumiram o equivalente a mais do triplo da área ardida, em Espanha".

Para a APIF, adiantou a associação de empresários, "2016 foi mais um ano de depreciação do território e de delapidação dos recursos naturais". "A APIF refere que, no grupo dos cinco estados membros do sul da União Europeia, Portugal, que ocupa 6% da área total, registou 56% da área ardida e 48% dos incêndios florestais", adiantou a ADN.

Segundo aquela associação de empresários, "a base de dados nacional de incêndios florestais regista, no período compreendido entre 1 de Janeiro e 15 de Outubro de 2016, um total de 13.079 ocorrências (2.677 incêndios florestais e 10.402 fogachos) que resultaram em 160.490 hectares de área ardida, entre povoamentos (85.785 hectares) e matos (74.705 hectares)".

"Comparando os valores do ano de 2016 com o histórico dos últimos dez anos destaca-se que ardeu mais do dobro da média da área ardida nesse período. O ano de 2016 apresenta, desde 2006 (até ao dia 15 de Outubro de 2016), o valor mais elevado de área ardida", lê-se na nota enviada.

A ADN apontou ainda "dados do relatório provisório de incêndios florestais, até 15 de Outubro de 2016, segundo os quais, depois do distrito de Aveiro, Viana do Castelo foi o distrito com maior área ardida a nível nacional (um total de 32.501 hectares), o que representa cerca de 20% do total território devastado pelas chamas".

Sugerir correcção
Comentar