Casa Branca revela impostos pagos por Trump minutos antes da MSNBC

Segundo a Casa Branca, Trump pagou 38 milhões de dólares em impostos relativos a receitas de 150 milhões no ano de 2005.

Foto
LUSA/MICHAEL REYNOLDS

A apresentadora do canal norte-americano MSNBC Rachel Madow anunciou que obteve as declarações de impostos de Donald Trump de 2005. Imediatamente antes da divulgação dos dados no programa da jornalista, a Casa Branca apressou-se a esclarecer que o Presidente dos EUA pagou 38 milhões de dólares (cerca de 35,5 milhões de euros) em impostos relativos a rendimentos de mais de 150 milhões de dólares (mais de 140 milhões de euros).

Segundo a Reuters, a Casa Branca não divulgou qualquer documento que fundamente estes dados, realçando apenas que Trump, enquanto líder da Trump Organization, não tinha responsabilidade de “pagar mais impostos do que aqueles a que era legalmente obrigado”.

Durante a campanha eleitoral, o candidato republicano recusou-se sempre a divulgar as suas declarações, apesar de ser essa a tradição para os candidatos presidenciais norte-americanos durante as últimas décadas.

O agora Presidente dos Estados Unidos da América justificou a recusa, dizendo que estava a ser alvo de uma auditoria pelo IRS (Internal Revenue Service) e que tinha sido aconselhado pelos seus advogados a não divulgar a informação. Especialistas e funcionários do IRS disseram, porém, que as auditorias não impedem os contribuintes de divulgar os seus rendimentos.

Antecipando-se ao programa de Maddow, a Casa Branca disse que publicar os rendimentos do Presidente seria ilegal.

“Sabes que estás desesperado por audiências quando estás disposto a violar a lei e avançar com uma história sobre duas páginas de declaração de impostos de há mais de uma década”, disse a Casa Branca, num comunicado.

A divulgação não autorizada de uma declaração de impostos federal é crime, mas Maddow argumentou que a MSNBC estava a fazer valer o seu direito, ao abrigo da Primeira Emenda, de publicar informação em nome do interesse público.

Sugerir correcção
Ler 3 comentários