Tiras uma fotografia e a pessoa deixa de ser um estranho

A aplicação Facezam (Facebook + Shazam) poderá estar disponível para iOS ainda este mês

Foto

Está quase a chegar a aplicação que permite identificar um estranho a partir de uma fotografia. Um empresário britânico criou a Facezam — as semelhanças fonéticas com o Facebook e o Shazam não são inocentes —, cujo segredo é cruzar a informação de uma qualquer foto com o seu perfil no Facebook.

É simples: tiras uma fotografia na rua, abres a Facezam e a app diz-te quem acha que a pessoa é. "Pode ser o fim das nossas sociedades anónimas", disse ao The Telegraph Jack Kenyon, fundador da Facezam, aplicação que replica e democratiza uma ferramenta que já é usada por gigantes da Internet como Facebook e Google. "Os utilizadores serão capazes de identificar qualquer pessoa em questão de segundos", já que a aplicação (que estará disponível para iOS a 21 de Março) examina por segundo mil milhões de fotografias que se encontram alojadas no Facebook e com uma precisão de 70 por cento.

O Facebook, entretanto, já acusou o Facezam de violar as suas políticas de privacidade, acusação que a nova app refuta. A tecnologia, diz Jack Kenyon, "pode ajudar a reduzir a criminalidade, tornando todos identificáveis".

Sugerir correcção
Comentar