Prémio Literário Florbela Espanca tem 2500 euros para melhor obra

Prémio Literário Florbela Espanca 2017 tem candidaturas abertas até 15 de Setembro. Há 2500 euros para as melhores obras literárias ficcionais

Foto
Ben White/Unsplash

O município alentejano de Vila Viçosa volta a promover o Prémio Literário Florbela Espanca para distinguir, nesta edição, obras literárias inéditas de ficção, que podem ser apresentadas até 15 de Setembro.

A iniciativa, instituída em 1981, tem cariz bienal e, alternadamente, premeia obras de poesia e ficção, que têm de ser inéditas e de expressão portuguesa, independentemente da nacionalidade do autor. Este ano, segundo divulgou a Câmara de Vila Viçosa, no distrito de Évora, o prémio é dedicado à ficção e os textos têm de ser candidatados até 15 de Setembro, devendo ser entregues ou enviados para os serviços municipais.

Com este galardão, a autarquia pretende promover, divulgar e apoiar actividades culturais de âmbito literário e, simultaneamente, homenagear a poetisa Florbela Espanca, natural de Vila Viçosa. A obra distinguida vai ser depois editada pela autarquia, numa tiragem de 500 exemplares, além de o autor receber um prémio no valor de 2500 euros.

De acordo com o regulamento, poderão ainda ser atribuídas menções honrosas, se o júri assim o entender. O júri para apreciação dos trabalhos vai integrar um elemento designado pela Assembleia Municipal e quatro elementos indicados pela Associação Portuguesa de Escritores.

Florbela Espanca, autora do Livro de Mágoas, Livro de Soror Saudade, Charneca em Flor ou Juvenília, é considerada uma das mais brilhantes poetisas de língua portuguesa de todos os tempos. Nasceu em Vila Viçosa, a 8 de Dezembro de 1894, tendo falecido em Matosinhos, na noite de 7 para 8 de Dezembro de 1930, com 36 anos. Florbela Espanca foi sepultada naquela localidade do Norte, mas os seus restos mortais foram depois trasladados para o cemitério de Vila Viçosa.

Sugerir correcção
Comentar