Braga espera cerca de 200 mil pessoas no regresso ao Rali de Portugal

Percurso urbano terá 1,9 km de extensão com partida da Praça do Comércio.

Foto
Ricardo Castelo/NFactos

A organização do Braga Street Stage estima receber, no dia 19 de Maio, cerca de 200 mil pessoas para assistir a essa etapa do Rali de Portugal 2017, que é pontuável para o campeonato do mundo.

A cidade minhota sucede à do Porto na organização desta prova, que tem como particularidade realizar-se no centro histórico, e o impacto económico esperado pela autarquia é muito grande. O presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, frisou ser um "evento desportivo à escala planetária" e destacou essa dimensão económica e turística, tendo revelado conhecer casos de prédios cujo aluguer de varandas já rendeu "20 mil euros".

"Há uma estimativa de 200 mil visitantes para esse dia, portugueses, muitos espanhóis e também de outras proveniências e isso vai reflectir-se num ganho directo, que no Porto [em 2016] foi de cerca de 8 milhões de euros, e indirecto, com a projecção da marca Braga em todo o mundo com efeito duradouro", disse.

O autarca revelou que o investimento bruto da edilidade "não chegou ao meio milhão de euros", sendo que, abatido depois com as receitas de bilheteira e os diversos patrocínios, ele deverá rondar os 100 mil euros.

Nesta terça-feira foi revelado o percurso da prova, que terá a extensão de 1,9 quilómetros, que sairá da Praça do Comércio, junto ao Mercado Municipal, e percorrerá depois as principais artérias da zona mais antiga da cidade, passando, entre outros locais, pela Sé de Braga e pela Praça do Município.

Haverá seis bancadas fechadas (com acesso limitado a portadores de bilhetes) que comportam cerca de 3.000 espectadores.

O presidente do Automóvel Clube de Portugal (ACP), Carlos Barbosa, destacou o regresso de Braga ao Rali de Portugal (as duas únicas vezes em que isso aconteceu foi em 1987 e 1988) e frisou não ter havido troca entre o Porto e Braga, mas considerou existir nesta última mais "paixão" pelo desporto automóvel.

"O Porto foi um sucesso e Braga também vai ser. Mas há uma alma diferente em Braga, sente-se mais o automobilismo, há mais paixão pelo desporto automóvel, além de ficar mais perto do público espanhol que é muito importante", vincou.

Os Transportes Urbanos de Braga (TUB) criaram um plano de mobilidade para responder à esperada grande afluência de público e, naquele dia (uma sexta-feira), existirão dois parques de estacionamento, um no Estádio Municipal de Braga e o outro no centro comercial Leclerc de onde sairão, de cinco em cinco minutos, autocarros que farão a ligação com o local do evento.

Sugerir correcção
Comentar