A campanha que a Heinz recusou em Mad Men salta agora para a vida real

Os anúncios "Pass the Heinz" apareceram na série televisiva sobre o mundo das agências publicitárias nos anos 1960. Agora, vão mesmo ser usados.

Na série, os anúncios foram rejeitados por não conterem a imagem do produto em causa: o ketchup Heinz.
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Na série, os anúncios foram rejeitados por não conterem a imagem do produto em causa: o ketchup Heinz. DR

A Heinz vai tornar realidade a campanha publicitária "Pass the Heinz" que a personagem Donald Draper, da série televisiva Mad Men, apresentou nuns ficcionados anos 60, escreveu a AdWeekEste anúncio chega no ano em que se comemora o décimo aniversário da estreia da primeira temporada da série criada por Matthew Weiner, que retrata o dia-a-dia das agências publicitárias em Nova Iorque e dos seus intervenientes. A Heinz vai atribuir créditos à actual agência publicitária da Heinz, a David Miami, à agência publicitária da personagem principal de Mad Men, a Sterling Cooper Draper Pryce, a Weiner e a Donald Draper.

No quarto episódio da sexta temporada, Donald Draper (mais conhecido por Don), interpretado pelo actor Jon Hamm, faz um pitch de uma campanha de ketchup a executivos da Heinz. A série de anúncios consistiria em mostrar um hamburguer, batatas fritas e um pedaço de carne, sem nunca se chegar a ver a garrafa de ketchup. Ao invés, aparece o slogan "Pass the Heinz" (Passa-me o Heinz). Um dos executivos exclama então que a campanha parece estar a meio, pelo facto de não se ver o produto da sua companhia, e a campanha acaba por ser recusada.

"A melhor coisa que têm a vosso favor, não é a foto que tiram, ou imagem que pintam, é a imaginação do consumidor. Não tem orçamento, não tem tempo limite. E se conseguirem entrar nesse espaço, o vosso anúncio pode correr todo o dia", respondeu assim Don Draper. O director criativo da Sterling Cooper Draper Pryce chega a dizer que Heinz "só significa uma coisa": ketchup.

AdWeek  escreve que as três imagens apresentadas por Donald Draper vão agora ter direito a cartazes na vida real, em Nova Iorque, e a espaço nas páginas do jornal New York Post.

"Apesar de Don Draper ter criado a campanha 'Pass the Heinz' há 50 anos, a comunicação ainda funciona no mundo de hoje em dia", disse a gestora da Heinz, Nicole Kulwicki, citada pela AdWeek. "Mr. Draper percebeu aquilo que todos os fãs da Heinz sabem, que não se devem contentar com a comida de que se gosta sem o fantástico sabor da Heinz. O que nós gostamos no anúncio é que não precisa de palavras para ser explicado. Contém imagens de fazer água na boca, e a única coisa que falta é o Heinz", disse Kulwicki.

Texto editado por Pedro Guerreiro