Hosni Mubarak vai ser libertado esta semana

Antigo Presidente do Egipto estava a cumprir uma pena de três anos de prisão por corrupção.

Foto
Mubarak durante um dos seus julgamentos, em Abril de 2015 KHALED ELFIQI/EPA

O antigo Presidente egípcio Hosni Mubarak vai ser libertado até ao final da semana, avançou esta segunda-feira o seu advogado. "Ele vai para casa, em Heliópolis", disse à agência Reuters Farid El Deeb.

Questionado sobre o dia exacto da libertação do antigo Presidente, o advogado disse apenas que será "amanhã [terça-feira] ou quarta-feira".

Mubarak, que governou o Egipto de forma autocrática durante quase 30 anos, estava a cumprir uma pena de três anos de prisão domiciliária por corrupção. Em 2014, um tribunal decidiu que não teria de responder pela morte de manifestantes durante a revolução de 2011 nem num outro caso em que estava acusado de ter recebido subornos num negócio de exportação de gás a Israel.

Depois de uma primeira sentença de prisão perpétua ter sido anulada com base num erro técnico, o tribunal criminal do Cairo que foi encarregado da repetição do julgamento desses processos concluiu pela "inadmissibilidade" das queixas e ordenou o seu arquivamento.

Mas, em Maio de 2015, Mubarak foi condenado a três anos de prisão por corrupção e os seus dois filhos a quatro anos cada – Gamal, em tempos apontado como provável sucessor do pai, e Alaa, figura de proa entre a elite empresarial do antigo regime egípcio, foram detidos logo após a revolução de 2011.

Ainda em 2015, um tribunal do Cairo ordenou a libertação dos dois filhos de Mubarak, concluindo que o tempo que passaram na prisão superava a única pena a que foram condenados. Esta semana será a vez de Hosni Mubarak, de 88 anos.

Sugerir correcção
Comentar