A equipa que esteve imbatível durante nove anos

As cipriotas do Apollon Limassol estiveram 146 jogos sem conhecer o sabor da derrota nas competições nacionais.

Foto
DR

A formação feminina do Apollon Limassol surgiu apenas em 2007 mas não demorou a iniciar um período de hegemonia sem igual a nível interno. As Apollon Ladies, como também é conhecida a equipa, fizeram história nas competições europeias e até já lá tiveram uma portuguesa a jogar. No final de Janeiro sofreram uma derrota no campeonato cipriota, que foi o primeiro desaire em nove anos, em partidas das provas nacionais.

“Após 146 jogos nas competições internas sem derrotas — incluindo uma série de 96 vitórias consecutivas que é recorde mundial — as Apollon Ladies viram chegar ao fim a invencibilidade que durava há nove anos no principal escalão do futebol feminino cipriota, ao perderem por 3-1 na visita ao AOANAE Famagusta”, noticiou a UEFA, que citava o presidente do clube, Andreas Marangos: “De certa forma ficamos contentes, porque esta derrota mostra que o futebol feminino está a fazer progressos em Chipre. O campeonato está a tornar-se mais competitivo.”

Competitividade não será uma palavra associada à Liga feminina cipriota: as Apollon Ladies conquistaram o primeiro título em 2008-09, e na mesma época venceram a Taça. Seguiram-se mais sete “dobradinhas” nas sete temporadas seguintes e seis Supertaças — a única que falhou foi em 2012, mas apenas porque a competição não se disputou. Os números são impressionantes: só nos oito campeonatos conquistados a equipa obteve 131 vitórias em 134 jogos (a prova foi disputada por um número de emblemas que oscilou entre os sete e os 14) tendo marcado 921 golos e sofrido apenas 41. A duas jornadas do fim e com 84 golos marcados e seis sofridos em 14 jogos, o nono título consecutivo das cipriotas está praticamente garantido.

Mónica Mendes, que tem 34 internacionalizações e um golo pela selecção nacional, teve uma curta experiência nas Apollon Ladies: “Joguei poucos meses em Chipre e somente para a Liga dos Campeões, em 2015. Sei que a minha equipa era detentora de um recorde de vitórias que chegou agora ao fim. Mas tenho a certeza que vão dar a volta por cima”, disse ao PÚBLICO a futebolista portuguesa que, após passagens pelos EUA e Noruega, representa actualmente o FC Neunkirch, na Suíça.

Com o primeiro título as Apollon Ladies conquistaram o acesso à Liga dos Campeões — e fizeram história, ao tornarem-se no primeiro emblema cipriota a somar pontos na competição europeia. Apesar de nunca terem passado dos 16 avos-de-final da prova, as campeãs de Chipre brilharam alto em 2010-11, ao baterem as suecas do Umea, bicampeãs europeias (2003 e 2004) por 4-1.

Sugerir correcção
Comentar