Raul Brandão reeditado nos 150 anos do seu nascimento

Entre as edições previstas para os próximos meses estão alguns inéditos e um novo volume reunindo as Memórias do grande escritor português.

Foto
DR

Os 150 anos do nascimento de Raul Brandão, que se assinalam este domingo, serão celebrados com a publicação de três obras do escritor, uma delas com textos inéditos. A segunda edição do Festival Húmus, que lhe é totalmente dedicado, também decorre em Guimarães até domingo, assim encerrando o Ano Raul Brandão promovido por aquela autarquia.

Nascido no Porto a 12 de Março de 1867, Raul Brandão ficou conhecido por obras como Húmus, Os Pobres, A Morte do Palhaço e o Mistério da Árvore ou Os Pescadores.

Para assinalar o aniversário do seu nascimento, a editora Ponto de Fuga vai publicar no dia 7 de Abril O pobre de pedir, o último livro que Raul Brandão escreveu e que há mais de 30 anos não era editado. Publicado postumamente, o volume revela um "escritor assombrado pela ideia da morte".

Através da ficção, o autor "faz um balanço da sua vida", explicou à Lusa Vladimiro Nunes, editor da Ponto de Fuga: "Raul Brandão estava muito doente desde 1923. Sabia que a qualquer momento podia morrer e isso ficou muito presente na obra dele", acrescentou. O livro inclui ainda a reprodução de alguns manuscritos do escritor, um texto de enquadramento dos seus últimos meses de vida e um prefácio de João de Melo.

Pela editora E-Primatur, sairá em Maio A Vida e o Sonho – Inéditos, Antologia e Guia de Leitura, organizado por Vasco Rosa. Além de textos nunca antes publicados, inclui uma introdução biográfica e de contexto ao autor e à obra, bem como um guia de leitura. Segundo Hugo Xavier, editor da E-Primatur, será "uma grande antologia de Raul Brandão", cobrindo toda a sua produção, tanto jornalística quanto literária. Além dos inéditos, incluem-se "alguns textos publicados na imprensa da altura e que nunca tinham sido reunidos em livro, como notícias, crónicas e outros", precisou.

Antes, a 24 de Março, a Quetzal lança as Memórias de Raul Brandão. "Publicadas originalmente em três volumes, as Memórias de Raul Brandão constituem um dos exemplos maiores da nossa literatura memorialística", refere a editora.

Raul Brandão é considerado um dos maiores escritores portugueses, embora pouco lido. Segundo os especialistas em literatura Fernando Pinto do Amaral e Helder Macedo, foi "um dos escritores de vanguarda" portugueses que ficaram ensombrados pela presença de Fernando Pessoa no panorama literário da época. 

Sugerir correcção
Comentar