Morreu Robert James Waller, o escritor de As Pontes de Madison County

Livro deu origem a filme de Clint Eastwood com Meryl Streep e o próprio como protagonistas.

Foto
REUTERS

O escritor norte-americano Robert James Waller, autor do romance best seller As Pontes de Madison County (Edições ASA) que deu origem a um dos mais populares  filmes do realizador Clint Eastwood, morreu aos 77 anos na sua casa em Fredericksburg, no Texas. Segundo o jornal New York Times, a causa de morte foi um mieloma múltiplo, um tipo de cancro que afecta a medula óssea.

Publicado em 1992, o livro foi uma estreia literária para Waller, que até aí ensinava Gestão na University of Northern Iowa. Tal como a personagem masculina – no cinema interpretada pelo próprio Clint Eastwood –, o escritor fez uma viagem para fotografar as pontes de Madison County no Iowa. Duas semanas depois, Waller, que pedira uma licença na universidade porque estava farto de ensinar, tinha o manuscrito do primeiro romance escrito.

O livro conta a história de uma italiana de 45 anos, Francesca Johnson, que casa com um soldado da Segunda Guerra Mundial. Ela, uma dona de casa que vive com o marido e os filhos numa quinta do Iowa, vê a sua vida questionada com o aparecimento de um fotógrafo da National Geographic que faz o registo patrimonial das velhas pontes. Com a família fora, Francesca e Robert evolvem-se num romance que dura quatro dias.

Embora os críticos não tenham sido entusiastas, conta o jornal norte-americano, As Pontes de Madison County ficou três anos no top de livros do New York Times. O romance fez do escritor um homem rico: vendeu 12 milhões de cópias e foi traduzido em 40 línguas, diz o o jornal Los Angeles Times.

Três anos depois chegava o filme, com Meryl Streep a contracenar com Clint Eastwood. A história contada no cinema foi bem recebida pela crítica. Robert James Waller escreveu mais seis livros, o último dos quais intitulado The Long Night of Winchell Dear, publicado em 2006. Os romances Valsa Lenta em Cedar Bend, Apuros em Puerto Vallarta, Música da Fronteira e Regresso a Madison County, em que Waller volta com Kincaid ao local do primeiro romance, foram todos publicados pelas Edições ASA. 

Sugerir correcção
Comentar