Conselho da FCSH apoia decisão da direcção e promete organizar conferência

Conselho liderado por Francisco Pinto Balsemão reuniu-se de urgência concluindo que a direcção da FCSH “não colocou em causa, em nenhum momento, a liberdade de expressão” ao cancelar a conferência com Jaime Nogueira Pinto.

Foto
Rui Gaudencio / Publico

O Conselho da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade Nova de Lisboa reuniu-se de urgência para apreciar a decisão do director ao cancelar a conferência organizada pelo grupo Nova Portugalidade e que iria contar com a presença do politólogo e historiador Jaime Nogueira Pinto. O conselho, liderado por Francisco Pinto Balsemão, concluiu que a direcção da faculdade “não colocou em causa, em nenhum momento, a liberdade de expressão” e propõe-se a organizar novamente o evento.

Em comunicado, o conselho da FCSH reforça que a decisão do cancelamento foi “aquela que melhor salvaguardou os interesses da FCSH e da UNL”. Além disso, entende “necessário garantir uma solução futura que assegure, em pluralidade, a completa salvaguarda da liberdade de expressão”.

De forma a colocar essa intenção em prática, o conselho “aprovou a iniciativa do reitor” da Universidade Nova, “sob proposta do director da faculdade”, “de organizar, em data e condições a definir” com Nogueira Pinto “um debate aberto” sobre o mesmo tema proposto na conferência cancelada, que tinha como título “Populismo ou Democracia: o Brexit, Trump e Le Pen”.

Na segunda-feira, a direcção da faculdade decidiu cancelar uma conferência organizada pelo movimento Nova Portugalidade, e que contaria com a presença de Nogueira Pinto, alegando razões de segurança e suscitando críticas de vários quadrantes sobre uma suposta privação do direito de liberdade de expressão. Mais tarde, a reitoria explicou que o evento tinha sido adiado e não cancelado. Na origem dos pedidos de cancelamento esteve uma moção apresentada por seis alunos aprovada em Reunião Geral de Alunos, que foi enviada à direcção da instituição pela Associação de Estudantes.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários