Juncker deseja que um dia o Reino Unido regresse à UE

O primeiro-ministro do Luxemburgo, sucessor de Juncker no cargo, afirmou também esta quinta-feira que o Reino Unido vai dizer novamente à Europa: "Nós adoramo-vos".

Foto
Reuters/FRANCOIS LENOIR

Apesar de lamentar a decisão do Reino Unido de sair a União Europeia, o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, espera que um dia os britânicos se possam arrepender e voltar.

“Não gosto do ‘Brexit’”, disse Juncker à margem de uma cimeira informal com os Estados-membros, citado pelo Guardian. “Eu gostaria de estar no mesmo barco que os britânicos. Vai chegar o dia em que os britânicos vão reentrar no barco. Espero eu”, concluiu.

Também um assessor de Juncker manteve esta abertura em receber de volta o Reino Unido, garantindo que essa porta “estará sempre aberta”.

Já nesta quinta-feira o sucessor do líder da Comissão Europeia na chefia do Governo do Luxemburgo, o primeiro-ministro Xavier Bettel, tinha expressado desejos semelhantes, afirmando que mesmo depois de ser accionado o artigo 50 do Tratado de Lisboa, que inicia a consumação do “Brexit”, o Reino Unido poderá voltar a dizer à Europa: “Nós adoramo-vos tanto que não somos capazes de concluir este divórcio”.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários