Bush descobre o “Rembrandt que há dentro de si” para homenagear veteranos de guerra

O livro Portraits of Courage é uma colecção de 66 retratos a óleo que o antigo presidente dos EUA pintou para homenagear os veteranos feridos em combate nas guerras que ocorreram durante o seu mandato.

Foto
Portraits of Courage: 66 retratos a óleo acompanhados de histórias escritas pelo ex-Presidente George W. Bush/Instagram

Depois de deixar a Casa Branca, em 2009, George W. Bush começou a pintar. O novo hobby do 43º Presidente dos EUA passava até agora despercebido, mas está na origem do livro Portraits of Courage, uma colecção de 66 retratos a óleo acompanhados de histórias escritas pelo ex-Presidente e de um mural de quatro painéis que pretende homenagear os soldados do exército, da marinha e da força área americana que ficaram feridos durante o seu mandato. “Pintei estes homens e mulheres como forma de homenagear  o serviço que prestaram ao nosso país e para mostrar o meu respeito pelo seu sacrifício e coragem”, afirmou George W. Bush, citado pela Entertainment Weekly.

O livro de 192 páginas é o terceiro do ex-presidente desde que terminou funções (escreveu um livro de memórias sobre os anos de presidência e um outro sobre o seu pai, George H. W. Bush) e versam sobre as histórias dos veteranos de guerra que viram as suas vidas alteradas pelo conflito e tiveram que se adaptar à vida civil de novo enquanto levavam a cabo o processo de recuperação. “Conheço todas as pessoas que pintei”, disse Bush em entrevista ao programa Today da NBC. “Pensei sobre o contexto de cada um, o serviço prestado, os ferimentos que sofreram e a sua recuperação”. O dinheiro das vendas do livro - que está à venda na Amazon - reverterá a favor do George W. Bush Institute, uma instituição que trabalha com veteranos de guerra, disse o porta-voz Freddy Ford em comunicado referido pela CNN.

George W. Bush iniciou-se na pintura após ler o livro Painting as a Pastime de Winston Churchill, o primeiro-ministro britânico que costumava pintar frequentemente.  “É uma oportunidade de continuar a aprender. A busca pelo conhecimento não desaparece com a idade”, disse o antigo presidente em entrevista à Time, onde referiu que pinta “todos os dias” e que tem três estúdios nas suas casas no Texas e no Maine. De acordo com a CNN, foi a inspiração que encontrou em Churchill que o levou a ver a pintura como algo “relaxante que espera que inspire os outros a experimentar novas coisas”. George W. Bush chegou, inclusive, a contratar um professor de arte para o ajudar a aperfeiçoar a técnica e pediu-lhe que descobrisse o "Rembrandt que havia dentro de si".

O talento de Bush para a pintura tornou-se conhecido em 2013, quando o e-mail da sua irmã, Dorothy Bush Koch, foi hackeado, levando a que algumas imagens fossem divulgadas. Desde então, o ex-presidente tem levado cada vez mais o seu trabalho a público, tendo já exposto na Biblioteca Presidencial retratos que fez de grandes figuras mundiais como Vladimir Putin, Dalai Lama e Bush pai. Os quadros do ex-presidente - que estuda regularmente o trabalho de mestres da pintura como Lucian Freud, Wayne Thiebaud, Monet e Joaquín Sorolla – estarão em exibição até 1 de Outubro na Biblioteca Presidencial em Dallas, Texas.

Sugerir correcção
Comentar