Da Rússia para uma casa de Verão na Comporta

Com a encenação de Veraneantes, de Maksim Gorki, Nuno Cardoso continua a fazer a ponte entre os costumes e a vida social do passado e do presente. E, pelo caminho, a “bater nos outros”, mas primeiro em si próprio. Para ver no Teatro Nacional São João até 18 de Março.

Fotogaleria
Fotogaleria
Fotogaleria
Fotogaleria
Fotogaleria
Fotogaleria
Fotogaleria
Fotogaleria
Fotogaleria
Fotogaleria
Fotogaleria
Fotogaleria
Fotogaleria
Fotogaleria
Fotogaleria

Piscina, música lounge, bebidas à disposição, vestuário informal mas de bom-tom, entre pólos Lacoste, calça branca e sapatilha da moda.

Era suposto estarmos nas casas de Verão (as datchas) da burguesia russa de inícios do século XX, mas na verdade estamos entre lá e cá. Qualquer semelhança com a actualidade não é pura coincidência: o encenador Nuno Cardoso quis trazer para um certo Portugal do século XXI a sua própria montagem de Veraneantes, peça de 1904 do dramaturgo russo Maksim Gorki que dá corpo à nova produção do Ao Cabo Teatro, chegada esta quinta-feira ao Teatro Nacional São João, no Porto, onde fica até 18 de Março (entre as próximas paragens estão o Convento de S. Francisco em Coimbra, o Theatro Circo em Braga e o Teatro Nacional D. Maria II em Lisboa).

Se Gorki, marxista assumido, rasgava com a classe média/ média-alta ociosa, fútil e acomodada de uma Rússia na antecâmara da revolta de 1905, o aquecimento para a Revolução Bolchevique de 1917, Nuno Cardoso quer, por sua vez, apontar o dedo a “uma nova burguesia parvenu, arrivista e boçal que passa férias na Comporta e frequenta as esplanadas da happy hour”, diz. Para o encenador, a ponte com o presente é fácil de fazer, “sem desvirtuar o texto”. “A peça foca-se num conjunto de pessoas que falam muito mas que fazem pouco. Não modificam o status quo, ocupam-no. Fazem parte das classes dos profissionais liberais, dos engenheiros, dos médicos, dos advogados… Achei que isso era muito actual e um ponto de reflexão importante na sociedade civil e na democracia que temos”, considera. “São todos muito morais, muito hashtag não-sei-quê, reclamam muito no Facebook, mas na prática há uma enorme indiferença e vacuidade.”

Foto
Paulo Pimenta

Gorki é particularmente ágil e mortífero na forma como desconstrói a falsa consciência da intelligentsia russa de então, aplicada a tantos outros casos de hoje. Como satiriza as conversas sobre niilismo e engajamento político, muitas delas entre golos de vinho, alguns ataques de lucidez e verborreia pestilenta, de quem fala (e bebe) compulsivamente para atirar areia para os olhos. “Como gostaria você de viver?”, pergunta-se a certo momento. “Bem, muito bem”, responde-se. Mas não se faz “nada, absolutamente nada” por isso – e se antes era sobretudo o vinho que ajudava a esquecer, hoje há toda uma colectânea de cocktails e de gins com flor de hibisco e açaí para afundar a cabeça com estilo.

“O Gorki tem momentos de diálogo brilhantes, em que a sua admiração pelo Tchékhov o fez aprender algumas coisas, mas por outro lado é duro. É muito seco na forma como vê as coisas e muito cruel nos retratos que faz”, explica Nuno Cardoso. Tchékhov é aqui um dado importante. Não só pela influência em Gorki (há inclusive uma referência em Veraneantes “aos malefícios do tabaco”), mas também no caminho que conduziu Nuno Cardoso a este texto, que volta a pôr o encenador frente-a-frente com a dramaturgia russa depois da trilogia dedicada a Tchékhov entre 2008 e 2011 (Platónov, A Gaivota e As Três Irmãs).

“Alguns autores dizem que esta peça podia passar-se depois de O Cerejal, que foi vendido para a construção de datchas, mas eu comecei a lembrar-me deste texto quando fiz A Gaivota. Acho que é um bocado o lado b do encontro no campo”, aponta. Um lado b mais azedo e gangrenoso, de “uma crueza que seria sempre mais melancólica e elegante no Tchékhov, o que não quer dizer que seja melhor ou pior”.

Certo é que a temperatura do texto vai crescendo de acto para acto (e são quatro), até “ir por ali a baixo”. Ou seja, até saltar o palco. “Eles precisam de sair de cena porque se não vão ao focinho uns dos outros”, diz o encenador. Os 15 veraneantes desta história, interpretados aqui por um elenco exemplar, são uma autêntica bomba-relógio. “Só a meio é que nos damos conta da monstruosidade que é gerada ali. O Bássov [interpretado por Pedro Frias] é um boçal autêntico e a gente conhece-o. São os senhores que acham que podem estacionar o seu carro onde quiserem porque o carro é caro. Ou que acham que podem ter uma mulher brinquedo e tratá-la mal, como é o caso do Suslov [Rodrigo Santos], o engenheiro… A Júlia [Margarida Carvalho] está maluca – de dor, acho eu –, e a própria Maria Lvovna [Cristina Carvalhal], que é muito certeira, vai tremer com o amor que se avizinha.”

Ajuste de contas

Outra ligação que se vai tornando clara ao longo do espectáculo é o território partilhado com a encenação de O Misantropo, de Molière, que Nuno Cardoso levou a palco no ano passado. Com as devidas diferenças e particularidades, também este grupo de veraneantes desliza pela misantropia, pela hipocrisia e pelo individualismo num salão social transposto para a contemporaneidade (n’O Misantropo foi da corte para uma discoteca), com comportamentos rasteiros, machismo à flor da pele, uma queda inevitável para o drama e maldizer e aquela afectação coquete (“não digas vulgaridades”, ouve-se várias vezes).

Qualquer semelhança entre O Misantropo e Veraneantes não é pura coincidência. Aquele certo Portugal do século XXI era o alvo a criticar em 2016, e continua a sê-lo em 2017. “Deve ser monótono porque passo a vida a falar disto, mas acho importante perceber como há todo um conjunto de comportamentos de classe e de costumes com os quais podemos fazer uma ponte agora”, observa Nuno Cardoso. “Nesta ponte para o presente não é a classe analisada do ponto de vista marxista; é mais uma classe de costumes, uma classe socio-económica-cultural mais massificada que vive na sua bolha”, acrescenta.

E para o encenador, “de uma forma muito redutora e ácida”, admite, isso cristaliza-se “na Comporta, no Facebook, no Instagram, nas esplanadas happy hour”. Mas nem ele está a salvo de si próprio. Afinal, isto também é uma espécie de ajuste de contas na primeira pessoa. “Antes de bater nos outros estou a bater em mim”, atira Nuno Cardoso. “Eu também faço parte disto. Se uma pessoa não se consegue olhar de frente no espelho e dizer o que é, então não consegue ter a força prática para saber como e quando deve agir.” Independentemente dos pólos Lacoste, da sapatilha da moda e das férias nas praias trendy.

Sugerir correcção
Comentar