O caso de uma mulher que chegou aos 500 quilos de peso

Viajou do Egipto para a Índia para ser submetida a uma operação de redução de peso. Desde Janeiro, Eman Ahmed já perdeu 100 quilos, mas ainda há um longo caminho a percorrer.

Foto
Eman Ahmed no hospital Hospital Saifee

Eman Ahmed tem 36 anos e é, provavelmente, a mulher mais pesada do mundo. Com cerca de 500 quilos, não conseguia sair de casa há 25 anos. Em Janeiro, viajou de Alexandria, no Egipto, para Bombaim, na Índia, para fazer vários tratamentos de redução de peso durante vários meses. Desde então, já perdeu 100 quilos, segundo a BBC online.

A família de Eman Ahmed disse à BBC que ela nasceu com cinco quilos e que lhe foi diagnosticado elefantíase, uma doença parasitária que afecta a circulação linfática. Aos 11 anos, já teria tanto peso que ficou acamada desde então. A partir daí, começou a ser tratada pela mãe e pela irmã.

Foto
Eman Ahmed com a irmã Help Save Eman

Há alguns anos, Shaimaa Ahmed, a sua irmã, começou a contactar médicos por todo o mundo para resolver o problema de obesidade de Eman Ahmed. Muffazal Lakdawala, médico do Departamento de Bariatria do Hospital Saifee, em Bombaim, respondeu ao apelo.

Em Dezembro, o médico disse à BBC que, afinal, a doente não tinha elefantíase, como se pensava. Eman Ahmed tinha um linfedema, que ocorre quando a linfa, um fluído corporal, se acumula nos tecidos moles do corpo. No caso de Eman Ahmed, acumulou-se nas pernas, o que provocou a paralisação do braço e da perna do lado direito. Além disso, a egípcia não consegue falar, tem diabetes de tipo 2, retenção de água, hipertensão arterial, doença pulmonar obstrutiva crónica, gota e um elevado risco de embolia pulmonar.

No Hospital Saifee, Eman Ahmed fez uma cirurgia bariátrica, uma cirurgia de redução do estômago, e que é um último recurso para pessoas “perigosamente obesas”. “Estamos a tentar que ela fique em forma o melhor possível para que possa voltar o quanto antes ao Egipto”, diz o hospital, em comunicado citado pela BBC.

Está em curso a campanha de angariação de fundos Ajude a Salvar Eman Ahmed – A Mulher Mais Pesada do Mundo (Help Save Eman - The Heaviest Woman in the World), que tem um vídeo de apresentação. Nele, o médico Muffazal Lakdawala diz que, quando soube do caso da egípcia, pensou: “Oh Meu Deus, tenho de salvar esta rapariga!” Para o médico, além da obesidade, Eman Ahmed terá de ser tratada a nível psicológico também.

Sugerir correcção
Comentar