As mulheres é que mandam em Santo Tirso

Um caso fora do comum: quase 80% dos lugares de chefia na Câmara são ocupados por mulheres.

Foto
BLR bruno lisita

Dos 34 lugares de chefia no quadro da Câmara Municipal de Santo Tirso, 25 são ocupados por mulheres, um número pouco comum no panorama europeu.

O cargo mais alto, porém, está nas mãos de um homem, Joaquim Couto. O presidente da câmara orgulha-se que em Santo Tirso, no distrito do Porto, defendam “a igualdade de oportunidades entre homens e mulheres”. O autarca diz que a Câmara tem “vindo a fazer uma reorganização orgânica, defendendo esse princípio”. Portugal, realça, devia seguir os mesmos passos.

Nos restantes colaboradores da autarquia, os números estão bem equilibrados: 49% são mulheres e 51% são homens, diz, em comunicado.

No Dia Internacional da Mulher, que se comemora esta quarta-feira, a autarquia de Santo Tirso lançou uma campanha de outdoors e uma exposição com histórias e retratos de mulheres que vivem no concelho para chamar a atenção para a igualdade de género. “Temos histórias de vida magníficas de mulheres que devem servir de exemplo para todos”, diz o presidente da câmara. A exposição “Março, Mês da Mulher” conta as histórias de dez mulheres e abre na quinta-feira, dia 9, no átrio da Câmara Municipal de Santo Tirso.

Segundo a última sondagem da Organização Mundial do Trabalho, em Portugal, 43% das mulheres e 31% dos homens acreditam que as mulheres não têm as mesmas oportunidades quando procuram um bom posto de trabalho. Um estudo do Instituto Europeu para a Igualdade de Género diz que se a União Europeia investir na igualdade de género, pode criar até 10,5 milhões de novos empregos e gerar um aumento de quase 10% do Produto Interno Bruto (PIB), ao mesmo tempo que conseguiria taxas de emprego e de produtividade mais elevadas e poderia responder aos desafios do envelhecimento da população.

Texto editado por Ana Fernandes

Sugerir correcção
Comentar