Veterinários retiram cinco quilos de moedas do interior de tartaruga

No total, o animal engoliu 915 moedas que eram atiradas para o local onde habita pelos visitantes que procuram boa sorte.

Fotogaleria
LUSA/STR
Fotogaleria
LUSA/STR
Fotogaleria
Reuters/ATHIT PERAWONGMETHA
Fotogaleria
Reuters/ATHIT PERAWONGMETHA
Fotogaleria
Reuters/ATHIT PERAWONGMETHA

O insólito aconteceu na Tailândia, quando um grupo de veterinários realizou uma cirurgia a uma tartaruga com 25 anos de idade para retirar 915 moedas do seu interior. A tartaruga habita num centro de conservação animal em Sriracha, a este de Banguecoque, e num local para o qual os visitantes lançavam moedas à procura de boa sorte.

No total, as moedas retiradas do corpo da tartaruga, durante uma cirurgia que durou sete horas e que foi a primeira do género a ser realizada em todo o mundo, pesavam cinco quilos, sendo que o animal tem um peso a rondar os 59, diz a Reuters. Não se conhece o valor dos objectos encontrados, pois muitas das moedas são estrangeiras e algumas encontravam-se corroídas.

O animal apresentava já grandes dificuldades em nadar pelo peso das moedas e outros objectos que carregava. No entanto, Natarinka Chansue, da Universidade de Chulalogkorn de veterinária, prevê, em declarações à Reuters, que o tempo de recuperação total não passará de um mês, embora sejam necessários seis meses de fisioterapia.