Rinoceronte morto por caçadores furtivos em jardim zoológico francês

Autoridades e responsáveis do parque dizem que este é o primeiro incidente do género na Europa.

Os dois rinocerontes que sobreviveram ilesos ao ataque
Fotogaleria
Os dois rinocerontes que sobreviveram ilesos ao ataque Reuters/CHRISTIAN HARTMANN
Fotogaleria
Reuters/CHRISTIAN HARTMANN

Um rinoceronte branco de quatro anos foi morto, depois de caçadores furtivos terem entrado num jardim zoológico localizado na pequena comuna francesa de Thoiry, localizado a oeste da capital Paris, num incidente que as autoridades consideram ter sido o primeiro do género a ocorrer na Europa.

Segundo o Guardian, os funcionários do jardim zoológico encontraram esta terça-feira de manhã o animal, chamado Vince, morto com um tiro na cabeça tendo sido retirado um dos chifres. Os caçadores fugiram antes de conseguirem remover o segundo chifre do animal, pois o equipamento que terão usado apresentou falhas, informou a polícia.

Tudo aconteceu na noite desta segunda-feira, altura em que os caçadores forçaram uma grade na entrada traseira do parque, junto ao local onde habitam três rinocerontes brancos. Neste edifício onde se encontravam os animais, foram arrombadas duas portas.

Uma porta-voz da polícia admite que os intrusos “não tiveram tempo” para atingir os restantes dois rinocerontes, cita o diário britânico. Já o director do jardim zoológico, Thierry Duguet, diz que este incidente é “inacreditável”, acrescentando que Vince era um dos animais mais populares do parque. O responsável diz também que um ataque deste tipo nunca tinha ocorrido em toda a Europa. O parque deu conta que os outros dois rinocerontes, um de 37 anos e outro de cinco anos, escaparam ilesos ao incidente.

Os chifres dos rinocerontes podem ascender a valores entre os 30 mil e os 40 mil euros, sendo que os investigadores afirmam que existe actualmente uma rede de comércio ilegal entre França e a Ásia.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários