O doping tecnológico chegou às sapatilhas de corrida?

Em causa estão os materiais utilizados nos novos modelos que os maratonistas pretendem utilizar para bater o recorde do mundo da distância.

Foto
Este é o polémico modelo de sapatilhas DR

A Federação Internacional de Atletismo (IAAF, sigla em inglês) está a investigar a nova geração de sapatilhas de corrida utilizada pelos maratonistas (Zoom Vapor Elite). O jornal britânico The Guardian noticiou nesta terça-feira que a entidade máxima do atletismo mundial vai averiguar se o calçado apresentado pelo fabricante de material desportivo Nike, que vai ser utilizado pelos maratonistas que tentam correr a maratona abaixo das duas horas, foi fabricado de acordo com as especificações técnicas impostas pela IAAF.

Um porta-voz da Nike disse ao jornal britânico que a marca está convicta de que o seu novo produto cumpre com os regulamentos. “Temos conhecimento da especulação que existe em torno desse equipamento e fomos questionados sobre o mesmo”, começou por afirmar o funcionário da Nike, lembrando que as dúvidas não se centram apenas num só fabricante. A Nike acredita que as suas novas sapatilhas são capazes de melhorar o desempenho dos atletas em 4% comparativamente a modelos anteriores.

No último ano tem crescido a especulação em torno das sapatilhas da Nike, com o ex-responsável pelo Projecto Oregan (programa que visa melhorar os resultados desportivos), Steve Magness, e o cientista do desporto Ross Tucker a questionarem se o calçado utilizado pelo etíope Kenenisa Bekele na maratona do Dubai, há sensivelmente um mês, não continha molas na sola. Especulação alimentada com a apresentação de um protótipo da Nike junto do serviço de patentes dos Estados Unidos a 4 de Maio de 2016, em que se falava na possibilidade de o calçado desportivo incluir molas na sua composição.

O porta-voz da Nike, contudo, refutou ao The Guardian essa ideia: “Bekele estava a utilizar uma sapatilha de competição que é um protótipo no qual temos vindo a trabalhar há quase dois anos (…) e que respeita os regulamentos da IAAF.”

A Nike assumiu como objectivo para a marca que um atleta equipado por si corra a maratona abaixo das duas horas. Já escolheu, inclusive, o local onde essa tentativa irá decorrer e a data – final da Primavera, no Autódromo Nacional de Monza. A escolha tem a ver com a temperatura estimada de 12º e o reduzido vento que se prevê nessa época do ano, em Monza.

Há três atletas Nike a treinarem para bater o recorde da maratona, embora muitos especialistas digam que tudo isto seja mais uma forma de promoção do novo calçado da marca de equipamento desportivo do que uma tentativa séria.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários