Microsoft Portugal lança campeonato de Excel

Os ases portugueses da folha de cálculo podem demonstrar o seu talento na primeira competição do género no país.

Foto
A competição decorre há anos em várias partes do mundo Reuters/KEITH BEDFORD

Há quem faça ginástica com gráficos e wrestling com fórmulas, sem sair da cadeira, ou desviar o olhar do ecrã do computador. A Microsoft Portugal acaba de anunciar a primeira edição campeonato nacional para os fãs do programa Excel que é famoso por facilitar a vida a estudantes e profissionais que precisam de registar informação, fazer cálculos e analisar dados.

As inscrições começam hoje e a competição termina a 13 de Maio. O objectivo é que os fãs portugueses do Excel mostrem as suas competências e criatividade a utilizar o programa. O desafio agora feito pela Microsoft Portugal já decorre há anos noutros países do mundo, como a Dinamarca e a Noruega.

“Temos a expectativa que esta iniciativa ultrapasse o sucesso conquistado noutros mercados e que se torne numa futura referência nacional e internacional,” diz o director da Unidade de Negócio do Office em Portugal, Alberto Silva, em comunicado.

Para participar basta ser maior de 18 anos e bom em Excel, algo que a Microsoft Portugal descreve como ter experiência no programa “a nível académico ou profissional, [para] ultrapassar os desafios que vão sendo colocados relacionados com gestão de dados, formatação e aplicação de fórmulas.”

Com base em versões anteriores de competições semelhantes noutros países, disponíveis na comunidade online da Microsoft, as perguntas dos testes incluem descobrir quantos trabalhadores estavam a trabalhar numa empresa a uma hora específica, ou calcular a idade de um grupo de atletas com base no ano de nascimento e na data de uma determinada competição.

Na fase de qualificação, os candidatos inscritos terão de completar um pequeno teste recebido através por email. Em Portugal, duas das três fases são feitas online, a partir de casa. A final decorre na sede da Microsoft portuguesa, em Lisboa.

A Microsoft Portugal já está a utilizar a hashtag "excelChampPT" para promover o concurso na rede social Twitter.

Para além do título de primeiro campeão Excel em Portugal, o vencedor recebe ainda uma tablet Surface Pro 4. Todos os dez finalistas recebem uma subscrição do Office 365 e um curso para aprender a melhor dominar as ferramentas. A fase de inscrição dura até 26 de Março.

Texto editado por João Pedro Pereira

Sugerir correcção
Comentar