Bloco de Esquerda defende isenção de custas judiciais para vítimas de praxes

Partido diz que Governo deve ter atenção ao financiamento indirecto da praxe académica por organismos públicos

Foto
Ministro do Ensino Superior, Manuel Heitor, diz que é preciso "dar a volta às praxes" Diogo Baptista

O Bloco de Esquerda quer que, no âmbito do debate de alteração do regulamento de custas judiciais, a decorrer no Parlamento, as vítimas de praxes violentas fiquem isentas do pagamento da taxa de justiça.

Os peritos que realizaram o estudo A praxe como Fenómeno Social defendem que o Governo deve garantir o acompanhamento jurídico e a isenção de custas judiciais de todos os estudantes que pretendam recorrer à justiça para denunciar situações passiveis de serem consideradas crime.

Em declarações à Lusa, o deputado do Bloco de Esquerda que promoveu em 2016 a carta aberta a todas as instituições de ensino superior, subscrita por 100 personalidades, em defesa de "uma alternativa" à praxe, explicou que a questão das custas judiciais é uma das medidas que o BE espera que venha a ser implementada e ser discutida no âmbito do actual debater parlamentar.

O Parlamento discute actualmente em sede de comissão parlamentar de assuntos constitucionais a revisão do regulamento das custas processuais e o Regime de acesso ao direito e aos tribunais.

Luís Monteiro enalteceu o estudo apresentado esta segunda-feira considerando que surge na sequência de um projecto de resolução do BE, aprovado em Fevereiro de 2016, no qual o partido recomendava a realização de um estudo a nível nacional sobre a realidade da praxe em Portugal, levado a cabo por uma equipa multidisciplinar de uma instituição de ensino superior pública e financiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

O deputado do Bloco de Esquerda alertou ainda para a necessidade de o Governo olhar para o financiamento das praxes académicas, explicando que existem organismos públicos, como o Instituto Português do Desporto e da Juventude, que o fazem de forma indirecta, legitimando o fenómeno.

Criação de uma linha gratuita

"Esta é uma questão relevante que queremos discutir com o Governo", disse. O estudo apresentado esta segunda-feira na Universidade do Minho, foi promovido pela Direcção-Geral do Ensino Superior e elaborado por uma equipa conjunta de investigadores do Centro de Investigação e Estudos Sociais do ISCTE-IUL (CIES), do Instituto de Sociologia da Universidade do Porto (ISUP) e do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES), sob coordenação de João Teixeira Lopes (ISUP) e João Sebastião (CIES).

Os investigadores fizeram várias recomendações ao governo, entre as quais a criação de uma linha gratuita e permanente de apoio às vítimas e a realização de um relatório anual nacional, com base em dados recolhidos pelas instituições, para uma comparação de informação sobre a situação da praxe académica em Portugal.

Neste relatório nacional, o ministério apontaria os casos mais graves, elencando novas sugestões de intervenção e temas emergentes.

Na apresentação do estudo o ministro do Ensino Superior, Manuel Heitor, avisou que é preciso "dar a volta às praxes" tornando a "integração dos estudantes" nas universidades em momentos de "mais cultura e ciência", defendendo que essa é a "verdadeiramente a tradição académica".

O titular da pasta da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior mostrou ainda preocupação com o financiamento de bebidas alcoólicas a algumas actividades estudantis. "Temos que dar a volta às praxes, e garantir um processo positivo de integração dos estudantes", disse.

Sugerir correcção
Comentar